nossa

1772 palavras 8 páginas
O átomo de Bohr

No Outono de 1911, Bohr começou a trabalha no Laboratório Cavendish sob a orientação de J. J. Thomson. Na Primavera de 1912, Niels Bohr passou a trabalhar no Laboratório do Professor Rutherford, em Manchester.
Bohr passou a dedicar-se ao estudo da estrutura do átomo, baseando-se na descoberta do núcleo atômico, realizada por Rutherford. Bohr acreditava que, utilizando a teoria quântica de Planck, seria possível criar um novo modelo atômico, capaz de explicar a forma como os elétrons absorvem e emite energia radiante ele chegou a esse modelo atômico que descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente cercado por elétrons em orbita circular. Refletindo sobre o dilema do átomo estável. Suas idéias foram apoiadas por Rutherford, resultaram num aprimoramento do modelo de Rutherford para estrutura da matéria, 1913 Bohr propôs um modelo para o comportamento dos eletros no átomo, que procurou a esclarecer por estes se mantém na eletrosfera sem se dirigir para o núcleo e colidir com ele.
Ele sugeriu uma teoria sobre a luz, proposta por Max Planck, poderia ser aplicada ao átomo. Segundo Planck, toda energia do elétron e quantizada, ou seja, os elétrons absorvem ou emitem quantidades fixas de energia na forma de pequenos pacotes denominados quanta.
Neste mesmo ano, estudando o átomo de hidrogênio, conseguiu formular um novo modelo atômico. Que tive apoio de Rutherford cujo os princípios fundamentais estão resumidos a seguir:

Os elétrons ocupavam determinados níveis de energia ou camadas eletrônicas.
Em cada camada, o elétron possui energia constante: quanto mais próximo do núcleo, menos a energia do elétron com relação ao núcleo, e, quanto mais distante dele, maior sua energia.
Para passar de um nível de menor energia para um de maior, o elétron absorve uma quantidade apropriada de energia. Ao fazer o caminho inverso (do nível de maior para menor de energia),ele libera energia.a quantidade que e absorvida ou liberada por

Relacionados