Normas Memorial

Páginas: 7 (1651 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO
MEMORIAL DE FORMAÇÃO

O livro “Metamemória-memórias: travessia de uma educadora” foi escrito por Magda Soares, em 1981, na ocasião do concurso para professor titular da UFMG. Em determinado momento do texto, a autora diz: “... tentei não apenas descrever minha experiência passada: tentei deixar que essa experiência falasse de si, tentei pensá-la...” (p.15) Esse éo espírito que esperamos que possa conduzir vocês na produção de seus textos.
No entanto, algumas regras precisam ser definidas e padronizadas para a apresentação deste material. Elucidá-las é o que faremos aqui. As normas que se seguem foram discutidas e aprovadas pelo G10, grupo de trabalho responsável pelo planejamento e supervisão do processo de elaboração dos memoriais, e têm como objetivofornecer aos alunos do Proesf todas as informações necessárias para a padronização editorial básica dos textos.

1. QUANTO À APRESENTAÇÃO

A estrutura de apresentação do memorial deverá conter, pela ordem, as seguintes partes:

1.1 Capa
Deve conter, no alto da folha, o nome da Unicamp, o nome da Faculdade de Educação e o nome do autor. O título deverá estar no centro da folha; cidade e ano,no final da folha (ver Anexo 1).

1.2 Folha de Rosto
Segue a mesma estrutura da capa, sendo que, logo abaixo do título, da metade da folha para a direita, deve aparecer uma explicação rápida e clara acerca dos objetivos institucionais do memorial, seguidos da instituição a que se destina (ver Anexo 1).

1.3 Dedicatória (opcional)
Esta folha não é obrigatória, mas o autor pode fazer um textocurto para dedicar seu trabalho a alguém (ver Anexo 1).

1.4 Agradecimentos (opcional)
Esta folha também não é obrigatória, mas o autor pode usá-la para agradecer às pessoas que contribuíram com o seu trabalho, ou prestar homenagem àqueles que estiveram diretamente envolvidos com a realização do mesmo (ver Anexo 1).

1.5 Epígrafe (opcional)
Trata-se de um pensamento de algum autor, cujoconteúdo tenha relação com o tema do trabalho (ver Anexo 1).

1.6 Sumário
O sumário é onde se encontram as divisões do trabalho. Os tópicos, títulos, subtítulos e assuntos do memorial deverão ser apresentados com o número das páginas nas quais se encontram.

1.7 O texto
O texto deve iniciar-se com uma Apresentação, seguida do desenvolvimento de seu relato/reflexão, o qual, por sua vez, deveráestar organizado em temas / títulos / subtítulos, que correspondam aos conteúdos escolhidos pelo autor do relato. No final do trabalho deverão constar as considerações finais.
A Apresentação deve explicitar ao leitor a estrutura do memorial e o processo vivenciado pelo autor durante a produção do mesmo. Apesar de vir logo no início do texto, geralmente a Apresentação é a última parte do memorial aser escrita, por ter como objetivo demonstrar a organização de todo o trabalho.
Relembramos que o eixo central do memorial deve referir-se ao processo da sua reflexão sobre o que você aprendeu e as experiências que vivenciou durante o curso, que contribuíram de forma significativa para operar mudanças em você e em sua prática docente.


1.8 Referências Bibliográficas
Deverão ser organizadasem ordem alfabética, a partir do sobrenome dos autores todo em letras maiúsculas, seguido do nome em minúsculas. O título do livro / revista / dissertação / tese, destacado em itálico.
Seguem alguns exemplos mais comuns que poderão ajudá-lo(a):

a. Livro com um único autor:

SOARES, Magda. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 2001.


b. Livro com até 3autores, organizadores ou coordenadores:

TOMMASI, Lívia de; WARDE, Mirian Jorge e HADDAD, Sérgio (Orgs.). O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. São Paulo: Cortez/PUC/Ação Educativa, 1996.

Observação: se no livro constarem mais de 3 (três) autores, e nenhum deles tiver sido destacado como organizador ou coordenador, cite o primeiro nome e acrescente a expressão
et al.


c. Artigos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • memorial
  • Memorial
  • memorial
  • memorial
  • MEMORIAL
  • Memorial
  • Memorial
  • memorial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!