dasdasdasdaffff fff

Páginas: 8 (1997 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
 Soluções para o aquecimento global

O maior esforço feito até agora para combater o aquecimento global é o Protocolo de Quioto. Este acordo, ratificado até à data por 183 países, tem como objetivo manter o aquecimento global abaixo dos 2ºC, de modo a evitar alterações irreversíveis no nosso ecossistema. O seu principal alvo são os sectores industriais com mais impacto ambiental,tendo duas vertentes de atuação: A) o apoio a medidas que permitam reduzir diretamente as atuais emissões de CO2 e outros gases de efeito de estufa; e B) a criação mecanismos que permitam compensar, ou offsetar, as emissões que não podem ser reduzidas diretamente:

A) REDUÇÃO DIRECTA DE EMISSÕES


A primeira vertente de actuação do Protocolo de Quioto apoia a implementação de medidas de reduçãodirecta de emissões. Estas medidas pretendem, por um lado, tornar a produção de recursos mais limpa, e por outro, reduzir o consumo de recursos. As medidas baseiam-se tanto na adaptação de tecnologias existentes (e.g. captura e armazenamento dióxido de carbono de centrais convencionais, medidas de eficiência energética em processos industriais), como no desenvolvimento de novas tecnologias (e.g.energias renováveis, novos equipamentos industriais de baixo consumo):




B) COMPENSAÇÃO, OU OFFSETE, DE EMISSÕES.


Não é possível implantar com sucesso medidas de redução de emissões em todas as situações, ou porque a tecnologia ainda não o permite ou porque não é ainda possível fazê-lo de forma financeiramente viável. Este problema é particularmente relevante em paísesem vias de desenvolvimento, em que a obrigatoriedade de redução de emissões colocaria sérios entraves ao desenvolvimento econômico e social.


Para estas situações o Protocolo de Quioto criou o Clean Development Mechanism (CDM) que permite que empresas de países desenvolvidos compensem as suas emissões investindo em projetos de redução de emissões em países em vias de desenvolvimento. Do pontode vista ambiental esta solução é tão eficiente como a redução direta de emissões (as alterações climáticas são um fenômeno global, pelo que o impacto de, por exemplo, reduzir 1000 toneladas de CO2 em Portugal ou em Angola é o mesmo), tendo também benefícios sociais importantes para a região onde se faz o investimento:


Os principais impactos ambientais:


Chuva ácida: resulta do aumentoda acidez da chuva provocada pela emissão de gases como o dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio que reagem com a água na atmosfera.
Inversão térmica: processo natural que ocorre nas manhas de inverno onde a circulação da atmosférica por convecção fica estagnada (arguente em cima e frio em baixo) que em áreas urbanas pode ser agravados pela poluição atmosférica, causando também problemasrespiratórios.
Ilha de calor: refere-se ao aquecimento de áreas densamente urbanizadas devido a retenção de energia pelas construções e da redução de áreas verdes, ficando o ar quente aprisionado.
Buraco na camada de ozônio: trata-se da rarefação de uma camada constituída pelo gás O3, situada, aproximadamente, entre 20 e 60 km de altitude. Este fenômeno ocorre pela reação deste gás o CFC, liberadopela atmosfera.
Efeito estufa: na realidade, se trata da sua intensificação, pois o efeito estufa é um fenômeno natural responsável pela manutenção térmica do planeta durante a noite, evitando que ela congele. A intensificação do efeito estufa esta associada ao aumento da emissão de gases estufa (CO2, CH4) temperatura planetária, ficando conhecida como aquecimento global.
Enchentes: e o no nomedado ao transbordamento dos cursos d’agua, principalmente no meio urbano, sendo denominada inundação. É intensificação no meio urbano devido a ocupação da área de planície e impermeabilização das vertentes, podendo provocar grandes perdas financeiras e humanas.
Queimadas: destruição da cobertura vegetal natural por ação da queima, sendo usada para a limpeza de áreas para o cultivo e em muitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fff trrcfchj7bvkj
  • fff gty
  • mateus fff
  • fff djdfnfklsj dfdfdf
  • fff f sf sf
  • Aa assdasdsd df sfsf sd fsf fff

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!