NORMA CULTA, NORMA PADRÃO E NORMA POPULAR

Páginas: 7 (1704 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem por objetivo conceituar as normas linguísticas. Para bem entendermos as normas lingüísticas, iremos inicialmente conceituar a Norma. Entende-se por Norma como sendo: regras de procedimento; princípios; preceitos; direção; modelo; padrão; teor de vida; Lei referindo-se a Norma jurídica; ideal ou regra em relação ao qual são formulados os juízos de valorna Filosofia; gramaticalmente é uma série de princípios que determinam o que deve ser escolhido entre os usos de uma língua, tendo em conta um dado ideal estético ou sociocultural, além de tudo o que é de uso comum ou corrente num dado grupo lingüística.
Segundo a Linguística, Norma é o uso padrão, relativamente estabilizado tradicional ou socialmente, que se faz de uma determinada línguadentro de uma comunidade linguística. A Norma é um uso linguístico concreto e corresponde ao dialeto social praticado pela classe de prestígio, representando a atitude que o falante assume em face da norma objetiva.
A normatização não existe por razões apenas linguísticas, mas também culturais, econômicas, sociais, ou seja, a Norma na língua origina-se de fatores que envolvem diferenças de classes,poder, acesso a educação escrita, e não da qualidade da forma da língua.
Há um conceito amplo e um conceito estreito de Norma. No primeiro caso, ela é entendida como um fator de coesão social. No segundo, corresponde concretamente aos usos e aspirações da classe social de prestígio. Num sentido amplo, a norma corresponde à necessidade que um grupo social experimenta de defender seu veículo decomunicação das alterações que poderiam advir no momento do seu aprendizado. Num sentido restrito, a Norma corresponde aos usos e atitudes de determinado seguimento da sociedade, precisamente aquele que desfruta de prestígio dentro da Nação, em virtude de razões políticas, econômicas e culturais.
Segundo Lucchesi (1994, 2001), considera-se que a realidade linguística brasileira deve ser entendidacomo um contínuo de normas, dentro do quadro de bipolarização do Português do Brasil.




DESENVOLVIMENTO


A existência da civilização dá-se com o surgimento da escrita. Suas regras são pautadas a partir da Norma Culta. Sendo esta importante nos documentos formais que exigem a correta expressão do Português para que não haja mal entendido algum. Ela nada mais é do que a modalidadelingüística escolhida pela elite de uma sociedade como modelo de comunicação escrita e verbal.
A Norma Culta é uma expressão empregada pelos linguistas brasileiros para designar o conjunto de variantes linguísticas efetivamente faladas, na vida cotidiana pelos falantes cultos, sendo assim classificando os cidadãos nascidos e criados em zonas urbanas e com grau de instrução superior completo.“Fundamentam-se as regras da Gramática Normativa nas obras dos grandes escritores, em cuja linguagem a classe ilustrada põe o seu ideal de perfeição, porque nela é que se espelha o que o uso idiomático e consagrou”. (ROCHA LIMA, 1989, p. 6).

Dentre as características que são pertinentes à Norma Culta podemos citar que é: a variante de maior prestígio social na comunidade, sendo realizada com certauniformidade pelos membros do grupo social de padrão cultural mais elevado; cumpre o papel de impedir a fragmentação dialetal; ensinada pela escola; usada na escrita em gêneros discursivos em que há maior formalidade aproximado-a dos padrões da prescrição da gramática tradicional; a mais empregada na literatura e também pelas pessoas cultas em diferentes situações de formalidade; indicadaprecisamente nas marcas de gênero, número e pessoa; usada em todas as pessoas verbais, com exceção, talvez, da 2ª do plural, sendo utilizada principalmente na linguagem dos sermões; empregada em todos os modos verbais em relação verbal de tempos e modos; possuindo uma enorme riqueza de construção sintática, além de uma maior utilização da voz passiva; grande o emprego de preposições nas regências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Norma culta norma popular
  • Norma culta X Norma padrão
  • Norma Culta
  • Norma culta
  • Norma Culta
  • Norma Culta
  • Norma Culta
  • Norma Culta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!