Nicolau Maquiavel

Páginas: 2 (345 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014




!
Aluna: Poliana Santos Chaves
Professor: Augusto Sá
2º A informática integrado ao ensino médio

Os pensamentos de Nicolau Maquiavel


Nicolau Maquiavel (1469-1527),historiador e filósofo político italiano.  Sua obra aborda os princípios nos quais o Estado deve se basear bem como os meios necessários para reforçá-lo e mantê-lo. Seu livro mais famoso, O Príncipe(escrito em 1513 e publicado em 1532), descreve o método pelo qual o governante pode adquirir e manter o poder público.
Para Maquiavel, o governante hábil deveria equilibrar a Virtude e a Fortuna paraque assim pudesse garantir seus interesses. No entanto, para que esse equilíbrio fosse possível, o pensador sugeriu que os valores morais impostos pela fé e pela sociedade não poderiam restringir a açãodo rei.
A diferença entre Maquiavel e os outros cientistas naturais é que estes, ao publicarem suas obras, não constrangem a sociedade de modo geral, enquanto a obra de Maquiavel causa talconstrangimento, ainda que seja usada por todos os políticos de todos os tempos. Por causa disso, o adjetivo “maquiavélico” significa que “os fins justificam os meios”, ou seja, para se alcançar um objetivo(no caso de Maquiavel, o poder e sua manutenção) vale utilizar-se de qualquer método.
O fato é que a visão política de Maquiavel em tal perspectiva é fundamental quando se discute a problemática dopoder porque se percebe através dela a própria divisão de classes, a partir da noção dos poucos e dos grandes, dos amigos e inimigos. O centro maior de seu interesse é o poder formalizado na instituiçãodo Estado, e a noção de sociedade é trabalhada por Maquiavel no sentido de uma capacidade de o homem influir ou participar do Estado. Por isso, Maquiavel lança mão de dois conceitoschaves: virtu e fortuna. Este diz respeito à grande maioria dos homens, é a sorte, o destino a que estão determinados; e aquele é a excelência que poucos homens têm de previsão, capazes de fazê-los manter o poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nicolau Maquiavel
  • Nicolau Maquiavel
  • Nicolau Maquiavel
  • Nicolau Maquiavel
  • Nicolau Maquiavel
  • Nicolau maquiavel
  • nicolau maquiavel
  • Nicolau maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!