Neurociência apicada em gestão de pessoas

2985 palavras 12 páginas
O CÉREBRO NO TRABALHO
Lideres podem aplicar conhecimentos de psicologia e das descobertas da neurociência na gestão e no treinamento
Adrienne Fox da Hr Magazine

Recorde as várias vezes em que você saiu estimulado de uma palestra motivacional. Você voltou para casa determinado a colocar aqueles insights em prática imediatamente. Mas, em algum momento entre a apresentação e o dia seguinte de trabalho, aquela resolução sumiu mais rapidamente do que biscoitinhos numa reunião na segunda-feira de manhã.
Não se desespere: não é você; é seu cérebro. E você encontrará consolo ao saber que existem explicações científicas para não ter agido conforme os conselhos do palestrante, e também para vários outros comportamentos humanos intrigantes.
Por que as pessoas retêm apenas uma fração daquilo que aprendem? Por que elas se sentem energizadas quando seus chefes as premiam significativamente por seus trabalhos? Por que elas se cansam quando ficam focadas em uma só atividade?
O que antes eram apenas especulações sobre os "comos" e os "porquês" das respostas humanas, agora, os cientistas cognitivos estão descobrindo o que acontece no cérebro para causar tais reações. E como os neurocientistas continuam estudando as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem, os profissionais de RH podem aplicar esse conhecimento no dia-a-dia das empresas.
A junção da psicologia (o estudo da mente e do comportamento humano) com a neurociência (o estudo fisiológico do cérebro) coloca luz sobre o papel do cérebro no comportamento e na natureza humanos. Pesquisadores dessa área agora mapeiam o que acontece com o cérebro durante o aprendizado, o engajamento, a motivação e a interação social.
Graças a tecnologias como imagens de ressonância magnética, tomografias e análises de ondas cerebrais, os cientistas estudam as conexões neurais que acontecem no cérebro. Essa pesquisa ajuda os cientistas a entender os modos pelos quais os seres humanos pensam, sentem, agem e percebem.
Enquanto

Relacionados