netoponciano93@hotmail.com

325 palavras 2 páginas
Existem semelhanças na minha vida particular financeira e a de uma empresa são as entradas e saídas de capital. Na minha vida financeira o capital entra através do meu salário. A outra entrada de capital que tenho na minha vida financeira é através de trabalhos extras. Podendo citar que as empresas recebem a entrada do capital através de seus produtos vendidos e consumidos pelos clientes. A semelhança entre a minha vida financeira e a de uma empresa é o fluxo de caixa, pois ambos nos planejamos e programamos baseando se em o que temos a pagar e receber, manter o controle para não ficarmos sem recursos financeiros. Nosso ganho tem que ultrapassar nossas despesas para obter se lucro. Geralmente nos como consumidor final podemos variar conforme os acordos entre a empresa que fornece o produto ou serviço ao cliente. Isso influi no pagamento das contas que não podem deixar de ter um controle rigoroso para ambos os lados. As Despesas são outro ponto onde existem poucas diferenças, em geral tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas de energia elétrica, água, internet e telefonia.
O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
O contabilista participam do desenvolvimento da empresa desde sua constituição, acompanham o registro na Junta Comercial ou no cartório civil e providenciam a regularização em vários órgãos, como Receita Federal, INSS, e Prefeitura.
A falta de informações específicas pode fazer diferença quando o negócio já estiver no mercado. Determinados profissionais liberais que atuam como prestadores de serviços não podem optar pelo Simples, por exemplo. E as cooperativas têm legislação específica, exigindo adequação contábil e fiscal própria.
.

Relacionados