Neil Smith

Páginas: 17 (4033 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
NEIL SMITH - A PRODUÇÃO DA NATUREZA

A produção do espaço é um resultado lógico da produção da natureza.
Produção da natureza e produção do espaço são momentos articulados do processo geral do modo de produção capitalista.
E assim como acontece com o conceito de natureza, uma compreensão real do espaço é dificultada pelo conjunto de significados generalizados que informam o senso comum pelaideologia.
A natureza e o lugar são os elementos básicos que dão coerência à existência e às relações sociais, tanto em sua dimensão material quanto simbólica. Não há distinção entre espaço físico e espaço social. E não existe uma conceituação abstrata do espaço, deixando claro que há um caráter histórico-lógico do argumento da progressiva abstração do conceito de espaço.
O espaço geográficopode ser definido como um meio de produção, mas não só isso.
A natureza molda o homem, pois pode modificar o modo de ação do mesmo (o homem deverá se adaptar à natureza de acordo como ela se apresenta. Por exemplo, mudar sua moradia de acordo com a localização de um rio)
Natureza externa é diferente de homem, pois o homem explora recursos naturais e tenta dominar a natureza (como a agricultura, porexemplo). Em uma fábrica, o homem tem a mesma função utilitária e pragmática que a natureza, pois é visto como um instrumento para um fim específico. Assim, o trabalho é a transformação que o homem fez na natureza para seu benefício proprio.
Há um desequilíbrio entre produção e consumo. O unico objetivo de uma economia no sistema capitalista é a obtenção de lucro e a concentração deste nas mãosde um pequeno grupo de grandes capitalistas. Cada capitalista privado desenvolve a sua produção de acordo a obter grandes lucros: o que lhe interessa exclusivamente são os preços do mercado. Se o preço dos produtos lhe garante um lucro desejável, então aumenta a sua produção face ao aumento do consumo, e por outro lado, através de diversas medidas de mercado, com a ajuda de outros capitalistasinduz e incrementa o proprio consumo para garantir um aumento da produção para que, deste modo, prolongue a obtenção de lucros. Portanto, ciclicamente, a produção aumenta mais rapidamente que o consumo, levando à um aumento no desequilibrio entre a produção dos meios de produção e a produção de bens ou objetos de consumo (levando à uma excessiva produção de mercadorias para a capacidade de compra dostrabalhadores, gerando possivelmente desemprego).
Esse desequilibrio gera desigualdade, dividindo a sociedade em classes; caracteriza a sociedade pela mais-valia (que é a diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma dos meios de produção e do valor do trabalho, o lucro, portanto); e gera acesso desigual à natureza, uma vez que apenas os capitalistas detêm os meios de produçãoe, portanto, possuem mais acesso à natureza.
Tudo isso gera a alienação do trabalho, na qual o trabalho é externo ao trabalhador, não pertence a ele. O trabalho é "forçado" a fim da obtenção dos meios para suas necessidades pessoais, e não uma satisfação em si por si mesma: a atividade do trabalho não proporciona realização.
O homem é também alienado da natureza, já que o produto do seu trabalho,assim como os objetos da natureza, não o pertencem.
Para Marx, o homem é alienado de seu ser genérico, uma vez que a objetivação da vida humana é o trabalho. Por esse motivo, o homem estranha-se e coloca-se perdido enquanto ser, sem sentido, ocorrendo portanto a alienação do homem com a humanidade em geral, ou seja, alienação da condição humana por meio do ato de produzir do capitalismo,conduzindo o homem à sua coisificação.
Disso, pode-se concluir também que o trabalho afasta os homens, uma vez que o homem está alienado dos outros, e que cada um dos outros se encontra igualmente alienado da vida humana.
Diferença entre trabalho e emprego: trabalho é qualquer tipo de atividade executada (remunerada ou não), e emprego é um tipo de trabalho remunerado prestado a uma organização ou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Smith
  • Smith
  • Smith
  • Smith
  • Smith
  • Neil armstrong
  • neil armstrong
  • Neil Armstrong

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!