nbr 16000/16001

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014
ABNT NBR 16001:2012
Definição de Responsabilidade Social
Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que: 
Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem estar da sociedade;
leve em consideração as expectativas das partes interessadas;
esteja emconformidade com a legislação aplicável e seja consistente com  as normas internacionais de comportamento,e
esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações.
Características
- A Norma é aplicável a todos os tipos e portes de organizações (pequenas, médias e grandes) e de todos os setores (governo, ONG’s e empresas privadas);
- É uma norma de sistema de gestão (conjuntode elementos inter-relacionados ou interativos, voltados para estabelecer políticas e objetivos, bem como para atingi-los), que deve estar integrado em toda a organização. Adota a estrutura do PDCA ( Plan–Do- Check-Act ou planejar – fazer – verificar – agir)
- Necessidade de comprometimento de todos os níveis e funções, especialmente da alta direção;
- Qualquer declaração de que um certificadode conformidade com a ABNT NBR 16001 corresponderia ao atendimento às diretrizes da ABNT NBR 26000 implicaria em desentendimento aos objetivos da Norma. No entanto, a adoção da ABNT NBR 16001  pode auxiliar a organização no processo de implementação de algumas diretrizes da ABNT NBR 26000.
- O atendimento aos requisitos da Norma não significa que a organização seja socialmente responsável, massim que possui um sistema de gestão da responsabilidade social. As comunicações da organização, tanto internas quanto externas, devem respeitar este preceito.
Escopo:
A Norma estabelece os requisitos mínimos relativos a um sistema de gestão de responsabilidade social, permitindo que a organização formule e implemente uma política e objetivos que levem em conta seus compromissos com:

       a)a responsabilização (accoutability) a transparência;
       b) o comportamento ético;
       c) o respeito pelos interesses das partes interessadas;
       d) o atendimento aos requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização;
       e) o respeito às normas internacionais de comportamento;
       f)  o respeito aos direitos humanos e
       g) a promoção do desenvolvimentosustentável.
 A norma é passível de integração com outros requisitos de gestão e estabelece critérios que se aplicam a qualquer tipo e porte de organização que deseje: 
implantar, manter e aprimorar um sistema de gestão da RS;
assegurar-se de sua conformidade com a legislação aplicável e com a sua política da RS;
apoiar o engajamento das partes interessadas;
demonstrar conformidade  com aNorma  seja realizando auto avaliação e emitindo autodeclaração da conformidade, seja buscando confirmação de sua conformidade por partes  interessadas ou partes externas à organização; seja buscando a certificação do seu sistema de gestão da responsabilidade social por uma organização externa.  
Política da RS
A alta direção da organização deve definir a sua política da RS que deve serdocumentada, implementada e mantida, bem como comunicada para todas as pessoas que trabalham para, ou em nome da organização; e deve estar acessível às partes interessadas.
A política deve estar apropriada aos objetivos estratégicos à natureza, escala e impactos da organização. Deve assegurar seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e incluir seus comprometimentos com os seguintesprincípios da responsabilidade social: 
Responsabilização (accoutability):  condição de responsabilizar-se por decisões e atividades e de prestar contas destas decisões e atividades aos órgãos de governança, autoridades legais e às  partes interessadas da organização;
Transparência: fraqueza sobre decisões e atividades que afetam a sociedade, a economia e ao meio ambiente e a disposição de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NBR 16000
  • NBR 16000
  • NBR ISO 10015 NBR 16000
  • Trabalho NBR 16000 Formato Certo
  • Abnt 16001
  • NBRS
  • Nbrs
  • NBRs

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!