nbr 14280

Páginas: 3 (567 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2013
Prefácio

A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é o Fórum Nacional de Normalização. As Normas Brasileiras, cujo conteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB) e dosOrganismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS), são elaboradas por Comissões de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros(universidades, laboratórios e outros).

Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no âmbito dos ABNT/CB e ABNT/ONS, circulam para Consulta Pública entre os associados da ABNT e demaisinteressados.

Esta Norma possui os anexos A e B, de caráter informativo. Introdução

Esta Norma de “Cadastro de acidentes”, assim como a anterior, denominada e conhecida como NB-18, contou com acolaboração de representantes de diversos setores de atividades, utilizando-se subsídios de fontes nacionais e estrangeiras, aproveitando-se das primeiras o resultado de importantes experiências vividas no paíse, das últimas, ampla cópia de dados e informações colhidas de grandes empresas.

Esses elementos foram utilizados segundo sistemática própria, cabendo salientar os aspectos sublinhados naapresentação da revisão da NB-18:1975, que deu origem à NBR 14280:1999.

Para a elaboração desta Norma adotaram-se conceitos e definições com vistas a aumentar a eficiência do trabalho de prevenção, pelafixação de linguagem uniforme entre os que analisam os acidentes, suas causas e conseqüências, procurando-se fazer dela instrumento de pesquisa das causas do acidente, mais do que objeto de simples registrode suas conseqüências.

Foi também estabelecida a nítida diferença entre acidente e lesão, e entre acidente e acidentado.

Distinguiram-se acidentes impessoais de acidentes pessoais, agrupando osprimeiros em espécies para diferenciá-los dos últimos, classificados como de praxe, em tipos, deixando claro que entre um acidente impessoal e uma lesão pessoal resultante há sempre um acidente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nbr 14280
  • NBR 14280
  • NBRS
  • Nbrs
  • NBRs
  • NBR 15575
  • NBR 14166 NBR 13133
  • Nbr nbr: 7500

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!