Fichamento -NÓBREGA, Maílson. O Mercado: mais antigo que Matusalém

3748 palavras 15 páginas
FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA – FECEA
Fichamento
Curso: Ciências Econômicas
Professor: Rogério Ribeiro
Disciplina: Leituras orientadas
Acadêmico: Noel Botelho Júnior

O futuro chegou: Instituições e desenvolvimento no Brasil (pp. 29 – 57)

NÓBREGA, Maílson. O Mercado: mais antigo que Matusalém. São Paulo, Globo, 2005.

O mercado ainda não é muito bem aceito no Brasil, isso se deve ao neoliberalismo, uma expressão que é quase um tabu para certos setores, acusando a intenção de tal sistema econômico baseada em impor ideias de fora, diferentes da nossa realidade, um mercado manipulado pelas elites, pelo sistema financeiro e por supostos acólitos parar manter o Brasil amarado a interesses espúrios de minorias.
Se o Brasil quiser se tornar rico, deve aceitar o mercado, o qual não é uma invenção recente, o mercado nasceu antes mesmo de “Matusalém”. Acreditava-se que ele teria aparecido depois do Dilúvio, por volta de 6000 a.C. na Mesopotâmia. Porém pesquisas indicam que estava presente até mesmo na época dos homo sapiens com a conquista dos mesmos sobre os Neandertais, isso segundo Jason Shogren.
A dominação do sapiens foi obra de um sistema econômico mais eficiente, ele praticava o comércio, a divisão do trabalho e a especialização, desenvolveu todo um sistema próprio de seu grupo. (Pág. 29, 30, 31)

A onipresença do mercado

O mercado está em toda parte desde os primórdios da civilização, passagens bíblicas provam tal afirmação, como em Mateus (21:12), e

Lucas (19:46) onde personagens bíblicos presenciam mercadores, sendo eles salteadores ou outras pessoas, como na passagem “Minha casa será casa de oração: vós, porém, a fizeste covil de salteadores”, ou seja, os expulsos faziam trocas, uma prova de mercado.
É possível perceber essa realidade nos dias de hoje, são chamadas de economia informal, sendo os vendedores de rua, empresários mirins, que vivem à margem do sistema econômico formal. Tal fato é mais

Relacionados