NAYARAADMTRABALHO

1018 palavras 5 páginas
Nome: Nayara de Souza Barreto Data: 16/03/2015

Curso: Administração – MA RA: 1299109353

ATIVIDADE

1- Em que momento do século XX surgiu a Teoria Geral dos Sistemas (TGS) e quem foi seu precursor? (P.8)
R: No inicio do século XX, mas somente a partir dos trabalhos de Bertalanffy, em 1950 que o conceito consolidou-se, ocorrendo um grande avanço nas negociações.

2- É correto afirmar que as idéias de Bertalanffy atraíram a atenção de vários profissionais e pesquisadores? Explique. (P.9)
R: Sim, Bertalanffy conduziu seus estudos de sistemas gerais pensando no metabolismo, nos estados estáveis, no crescimento e em sistemas abertos. Para ele, a TGS não deveria buscar solucionar problemas, mas produzir teorias que pudessem ser aplicadas na realidade em que vivemos.

3- Dentro das definições mais correntes, como podem ser identificados os sistemas? (P.10)
R: Os sistemas são identificados como conjuntos de elementos que guardam estreitas relações entre si, que se mantêm ligados direta ou indiretamente, de maneira mais ou menos estável, cujo comportamento, de um modo geral, persegue algum tipo de objetivo. Esses sistemas se estruturam basicamente em sistemas fechados e abertos

4- Cite alguns aspectos primordiais da administração que receberam influência das idéias da Teoria Geral dos Sistemas.
R: - Homem Funcional: Diferentes variáveis interferem nos papéis pelos quais as pessoas se relacionam dentro de uma organização.
- Equilíbrio Integrado: Para a formação do sistema empresarial, é necessária a integração de diversos subgrupos, sendo que qualquer ação exercida sobre uma unidade da empresa afetará todas as outras.
- Conflitos de Papéis: As pessoas não agem em função do que são, mas em função dos papéis que representam.

5- Como a abordagem sistêmica define a empresa? (P.11)
R: Sistema composto de partes inter-relacionadas e interdependentes, organizado de maneira a produzir um todo unificado.

6- Quais são as

Relacionados

  • NAYARAADMTRABALHO
    261 palavras | 2 páginas