Pesquisa Reda O Cient Fica Gustavo 1 Hellip

507 palavras 3 páginas
Instituto Federal de São Paulo
Campus Caraguatatuba-SP
Disciplina de Comunicação e Expressão - Prof. Ms. Jaqueline
Gustavo Fernandes - RA 1402366 - Análise e Desenvolvimento de Sistema I 2014

Pesquisa sobre a estrutura da redação científica
Segundo José Maurício Santos Pinheiro, Professor Universitário, Projetista,
Gestor de Redes, membro da BICSI, Aureside e IEC. Autor dos livros: "Guia Completo de Cabeamento de Redes", "Cabeamento Óptico", "Infraestrutura Elétrica para Redes de Computadores", "Biometria nos Sistemas Computacionais" e "Você é a Senha", descreve como base para uma adequada redação científica quatro elementos essenciais, tais como clareza, precisão, comunicabilidade e consistência, portanto, o autor que fizer uso combinado desses fatores, logo trará à um artigo científico objetividade para não haver divergências durante a leitura.
Para o Professor José Maurício é necessário que em um artigo haja lógica, elegância, simplicidade, concisão, propriedade sintática e clareza semântica. Não utilizar ditos populares, fazer referências para estudo e análise, mas principalmente estudar outros artigos correlatos para formatá-lo em um modelo literário adequado.
Na confecção do projeto o autor deve atentar-se quanto as características do leitor, pois quanto mais o assunto for específico, mais técnico deve ser o conteúdo, porém jamais deverá ser desrespeitado as regras gramaticais e da normalização de documentos (citações, referências, etc.).
“Redação científica designa a divulgar os novos conhecimentos de natureza científica e técnica”.(TARGINO, 2005)
De acordo com Medeiros (2008), […] o artigo científico “apresenta o resultado de estudos e pesquisas. E, em geral, é publicado em revistas, jornais ou outro periódico especializado”. O princípio básico da redação científica é responder as seguintes perguntas
Quem? O que? Por que? Quando? Onde? Como? Dividindo-as em começo, meio e fim, de forma que o leitor consiga entender o que o autor queira transmitir de forma

Relacionados