Nao sei

Páginas: 3 (691 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2013
Um Frei Franciscano é o Pai da Contabilidade Científica


Prof. José Carlos Marion




Ainda que a Contabilidade remonte os primeiros sinais de existência a 4.000 anos Antes deCristo, ela atinge a sua fase adulta e completa, nas cidades italianas de Veneza, Gênova, Florença e Pisa. O desenvolvimento da Contabilidade está associado com o desenvolvimento social, comercial(econômico) e institucional das sociedades. A Itália apresentava tais desenvolvimentos principalmente em torno do século XV, tornando-se conhecida como o berço da Contabilidade.

O início da eracientífica da Contabilidade ocorre exatamente neste século. O que marca o início desta fase é a obra de Frà Luca Pacioli, com seu monumental livro Tractatus de Computis et Scripturis, em Veneza, em 1494. Aobra de Pacioli dá início ao que ainda se denomina hoje de Escola Contábil Italiana de Contabilidade.

Luca Pacioli nasceu em Borgo S. Sepolcro, hoje Sansepolcro, provincia de Arezzo, por volta de1445 a 1450. Dedicou-se à matemática escrevendo Summa de Arithmetica, Geometria, Proportione et Proportionalità que deu origem à obra acima referida.

No tratado de Pacioli, pela primeira vez, éexplicado integralmente o método contábil, conhecido hoje como processo das partidas dobradas. Iniciou-se assim a introdução da Contabilidade como ciência, ficando ele conhecido como "o pai dos autores deContabilidade" ou ainda "o pai da Contabilidade Científica".

Depois de Pacioli, os que lhe sucederam limitaram-se quase que a copiar o que ele havia escrito. Sua obra, surpreendentemente atual,foi reeditada no século passado a uma linguagem atual por Vicenzo Gitti.

Em plena era da tecnologia da informação, da reengenharia, das maiores invenções da história do homem, nada se avançou emtermos do método contábil oficializado por Pacioli. Até mesmo os termos tão complexos de se entender, Débito e Crédito, usados por Pacioli, não encontraram qualquer variação. Conseguimos, sim,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nao sei
  • Não sei
  • nao sei
  • Não Sei
  • NAO SEI
  • nao sei
  • não sei
  • Eu não sei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!