Nanofibras

Páginas: 4 (814 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
1245

X Salão de Iniciação Científica PUCRS

Síntese de nanofibras poliméricas por diversas técnicas para uso na área médica

Emanuelli L. Cabral1, Manoela A. Prado1, Fernanda J. de Siqueira1,Vanusca D. Jahno2, Annelise Alves3, Carlos Bergmann3, Rosane Ligabue1, Jeane Dullius1, Sandra Einloft1 (orientador)
1

Faculdade de Química, PUCRS, 2Pós - graduação em Medicina e Ciências da Saúde,PUCRS 3 Faculdade de Engenharia, LACER, UFRGS

Resumo Introdução As nanofibras poliméricas, que são uma importante classe dos nanomateriais, têm atraído grande interesse nos últimos dez anos. Apartir da década de 90, as nanofibras poliméricas vêm sendo utilizadas para uso como scaffolds para engenharia de tecidos como cartilagens, ossos, vasos sanguíneos arteriais, coração e nervos. (ZHANG,2005; GUERRINI, 2006; BUTAFFOCO, 2006). Existem muitas pesquisas sobre métodos de produção das nanofibras, sendo que o método mais simples, econômico e capaz de produzir nanofibras contínuas de diversosmateriais a partir de polímeros utilizados em aplicações industriais é o electrospinning.

(ZHANG, 2005; BUTAFFOCO, 2006; BURGER, 2006).
A espessura e a morfologia das fibras obtidas porelectrospinning a partir de soluções poliméricas dependem das propriedades físico-químicas destas soluções, como viscosidade, concentração das soluções, tensão superficial, a vazão da solução e distância entrea ponta da agulha e o coletor. (BEACHLEY, 2009; BAKER, 2006; VAQUETTE, 2008; BUTAFFOCO, 2006). Este trabalho se insere neste contexto, pois estuda a variação de parâmetros tais como a quantidade desolvente (concentração da solução polimérica), na produção de nanofibras poliméricas de poliuretano bioabsorvível e do copolímero PEG-co-PLLA 80:20.

X Salão de Iniciação Científica – PUCRS, 2009 1246

Metodologia A produção das nanofibras foi realizada em parceria com o Laboratório de Materiais Cerâmicos (LACER) da Escola de Engenharia da UFRGS. As soluções poliméricas foram preparadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!