Namoro Cristão

Páginas: 8 (1846 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.”
Recebi um e-mail de um jovem buscando orientações sobre como conduzir um namoro agradável a Deus. Resolvi colocar aqui a resposta que dei a ele, na esperança de que possa ser últil para outros jovens também.
O versículo citado acima nos dá uma dica de como podemos buscar a pureza em nossos caminhos. A Palavra doSenhor é viva e eficaz para nos ajudar nessa caminhada. Desde que, é lógico, estejamos dispostos a obedecê-la.
Quero deixar bem claro que tudo o que vou colocar aqui se baseia em três premissas básicas: minha experiência pessoal (depois de 21 anos de casado e alguma prática no aconselhamento de jovens), pregações de homens de Deus que prezo muito, e, principalmente, a Palavra de Deus.
A grandedificuldade que temos ao pesquisar na Bíblia sobre namoro é que essa palavra simplesmente não existe na Bíblia. Isso porque essa prática era desconhecida naquela época. Geralmente os casamentos eram arranjados e nunca, nunca era permitido que um jovem ficasse sozinho com uma jovem antes do casamento. Não quero dizer que devemos voltar a essa prática (de casamentos arranjados), pois vivemos em umacultura diferente. Mas mesmo assim podemos aproveitar os princípios de Deus revelados na Bíblia, que não mudam nunca. Afinal, é para isso que temos o privilégio de ter a Bíblia!
A primeira coisa que percebemos na Bíblia é que nenhum relacionamento começava se o pai não permitisse. Até o casamento o pai era o responsável pela criação, sustento, educação e proteção da filha. Não vemos na Bíblia muitasreferências sobre o relacionamento entre pai e filho, mãe e filha ou mãe e filho, mas vemos muita coisa relacionada entre pai e filha. Leia Números 30 com calma, e perceba a importância que Deus dava a esse nível de relacionamento.
Fui criado nos caminhos do Senhor, e quando quis começar a namorar a Maria José, minha esposa, minha primeira preocupação foi conversar com o pai dela. Fui até ele eexpus as minhas intenções e pedi sua permissão para iniciar o relacionamento. Pode parecer antiquado, mas eu quis começar na base certa. Se não tiver a benção do pai, já começa na base errada, quebrando um princípio muito importante, que é a cadeia de autoridade instituída por Deus. Se você namora, procure analisar se essa cadeia de autoridade não foi quebrada. Hoje sou pai de duas adolescentes.Prevejo que logo chegará minha hora de permitir (ou não) o início de um relacionamento mais sério. E ao permitir, vou sentar com o rapaz e a família dele, para traçarmos as regras desse relacionamento. Quando vão se encontrar, com quem estarão, quanto tempo pretendem namorar até se casarem. O mundo pode achar isso estranho e ultrapassado. Mas se começa na base certa e nos preocupamos em seguir osprincípios de Deus, temos segurança, proteção e as bençãos de Deus.
Mas antes mesmo de começar a namorar eu acredito que um rapaz precisa se preocupar em responder três perguntas fundamentais:
1. “Tenho disposição de morrer por essa moça?” – O jovem está disposto a dar a sua vida pela mulher que será sua esposa? Leia Efésios 5:25, e veja o padrão que Deus quer para o marido;
2. “Tenho maturidadeespiritual suficiente para ser a cobertura dessa moça?” – Lembre-se que após o casamento a moça sai da cobertura espiritual do pai dela, e passa a estar debaixo da cobertura espiritual do rapaz. Como sacerdote da sua casa, ele será o responsável por trazer orientação de Deus, estabelecer o altar em sua casa (orando e lendo a Bíblia juntos) e se colocando na brecha como intercessor de seu lar;
3.“Tenho capacidade financeira de assumir esse compromisso?” – Hoje o mundo namora para passar o tempo, para “ficar”, para entretenimento ou mesmo para satisfazer seus desejos sexuais. A Bíblia mostra que todo relacionamento entre homem e mulher tem como meta o estabelecimento de uma família. E para isso o homem tem que assumir a responsabilidade de trazer o sustento para dentro de casa, de maneira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Namoro Cristão
  • Namoro Cristão
  • Namoro cristão
  • Namoro Cristão
  • Namoro cristão
  • Namoro cristão
  • Namoro cristao
  • Estudos juvenil namoro cristão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!