Teoria De Relatividade

Páginas: 2 (383 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Teoria da relatividade é uma teoria publicada por Albert Einstein, a partir do estudo de outros cientistas. Ela teve inicio com Galileu , que estudou o movimento retilíneo uniforme. Segundo oprincípio da relatividade de Galileu, não existe sistema de referência absoluto pelo qual todos os outros movimentos possam ser medidos. Mas nem ele nem Newton consideravam o tempo que demoramos pra recebera luz, que é diferente do tempo do som.
Postulados da relatividade
1. Primeiro postulado (princípio da relatividade)
As leis que governam as mudanças de estado em quaisquer sistemas físicos tomama mesma forma em quaisquer sistemas de coordenadas inerciais.
Nas palavras de Einstein:
"...existem sistemas cartesianos de coordenadas - os chamados sistemas de inércia - relativamente aos quaisas leis da mecânica (mais geralmente as leis da física) se apresentam com a forma mais simples. Podemos assim admitir a validade da seguinte proposição: se K é um sistema de inércia, qualquer outrosistema K' em movimento de translação uniforme relativamente a K, é também um sistema de inércia."
2. Segundo postulado (invariância da velocidade da luz )
A luz tem velocidade invariante igual a c emrelação a qualquer sistema de coordenadas inercial.
A velocidade da luz no vácuo é a mesma para todos os observadores em referenciais inerciais e não depende da velocidade da fonte que está emitindoa luz, tampouco do observador que a está medindo. A luz não requer qualquer meio (como o éter) para se propagar. De fato, a existência do éter é mesmo contraditória com o conjunto dos fatos e com asleis da mecânica.
Apesar do primeiro postulado ser quase senso comum, o segundo não é tão óbvio. Mas ele é de certa forma uma consequência de se utilizar o primeiro postulado ao se analisarem asequações do eletromagnetismo. Através dastransformações de Lorentz pode-se demonstrar o segundo postulado.
Porém, é necessário dizer que Einstein, segundo alguns, não quis basear a relatividade nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria da relatividade
  • Teoria da relatividade
  • Teoria da relatividade
  • A TEORIA DA RELATIVIDADE
  • teoria da relatividade
  • Teoria da Relatividade
  • Teoria da relatividade
  • Teoria da relatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!