CONOGRAMA FISICO

Páginas: 5 (1242 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014










PROJETO DE INCÊNDIO E PÂNICO













Alunos
Gisele Gil
Helmo
Felipe Morgado
Allan


MAIO/2014
O código de segurança contra incêndio e pânico estabelece normas básicas de segurança e institui as normas administrativas para a sua execução. Fixando os requisitos mínimosindispensáveis levando em consideração a segurança de pessoas, instalações, equipamentos e mercadorias.
Este processo é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros, o qual é competente e autorizado a determinar outras medidas que julgar convenientes para a segurança contra incêndio e pânico, como estudar, planejar, analisar e fiscalizar todo o serviço, como também delegar competência a outroórgãos públicos.

DAS INSTALAÇÕES PREVENTIVAS FIXAS
Segundo a NR 23, no capítulo XIII:
§ 1º - No caso do inciso III (terceiro), a edificação com área total construída inferior a 750 m² (setecentos e cinqüenta metros quadrados) esta isenta de canalização preventiva fixa, salvo caso de riscos especiais.

DAS INSTALAÇÕES DE HIDRANTES
Art. 6º - Será exigida a instalação de hidrantes nos casos deloteamentos e de grupamentos de edificações (vilas ou conjuntos residenciais).

Art. 7º - Os hidrantes serão assinalados na planta de situação, em número que será determinado de acordo com a área a ser urbanizada, obedecendo aos seguintes critérios:
I - nos conjuntos habitacionais deverá haver sempre hidrantes do tipo “coluna”, no máximo, à distância útil de 100m (cem metros), medidos na viapública, a partir da extremidade de cada prédio, e
II - nas vilas deverá haver sempre hidrantes do tipo “coluna”, no máximo a distância útil de 100m (cem metros), medidos na via pública, a partir da extremidade mais afastada de cada edificação.

Art. 8º - A critério do Corpo de Bombeiros, pode ser exigido o hidrante no interior do estabelecimento cuja área seja inferior a 1.500m² (mil e quinhentosmetros quadrados), cujos riscos justifiquem esta medida.

Parágrafo único - Poderá também ser exigida os prédios residenciais privativos, multifamiliares e coletivos, comerciais, mistos, escolares, hospitalares, de laboratórios, governamentais e nas garagens, com mais de 5 (cinco) pavimentos, a instalação de hidrante tipo “coluna”, que deverá ser feita observando-se a distância útil de , no máximo,100m (cem metros) do eixo da fachada de cada prédio.

Art. 9º - De comum acordo com o Corpo de Bombeiros a SANEAGO instalará hidrantes em passeios públicos ou logradouros, prévia e tecnicamente escolhidos.

Parágrafo único - No caso de solicitação do Corpo de Bombeiros à SANEAGO, o pedido deverá ser acompanhado da planta de situação com indicação do local onde deverá ser instalado o hidrante.Art. 10 - O hidrante de que trata este capítulo será do tipo que permita entrada de água de canalização de 75 mm (setenta e cinco milímetros), ou 100 mm (cem milímetros), com tomada de água de 63mm (sessenta e três milímetros) ou 2 ½” (duas e meia polegadas).


Dos reservatórios
Art. 18 - O abastecimento da rede preventiva de combate a incêndio será feita por reservatório elevado,preferivelmente, ou por reservatório inferior, facilmente utilizável pelas bombas do Corpo de Bombeiros.
Art. 19 - A distribuição será feita por gravidade, no caso de reservatório elevado, e por conjunto de bombas de partida automática, no caso de reservatório inferior ou baixo
.
Art. 20 - No reservatório elevado, deverá ser instalada uma válvula de retenção e um registro junto à saída da redepreventiva de combate a incêndio; no interior, junto à saída das bombas.

Art. 21 - Para combate a incêndio será utilizado o mesmo reservatório de consumo normal, assegurando-se a reserva técnica prevista .

Art. 22 - A reserva técnica mínima prevista será assegurada mediante diferença de níveis entre as saídas da rede preventiva de combate a incêndio e a da distribuição geral.

LOCALIZAÇÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conograma
  • Conograma
  • Montar um Conograma
  • CONOGRAMA OAB
  • Importância de um conograma
  • Fisico
  • fisico
  • Fisico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!