nada

Páginas: 7 (1737 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
COESÃO

Coesão é a propriedade que os elementos textuais têm de estar ligados, de fazer referência ao outro, de o sentido de um depender da relação com o outro. É manifestada no nível microtextual e se refere ao modo como os vocábulos se ligam dentro de uma sequência. A coesão possibilita-nos distinguir um texto de um amontoado de palavras ou frases.
São muitos os autores que têm publicadoestudos sobre coesão e coerência, já que são dois mecanismos essenciais à construção do texto e guardam entre si uma relação de interdependência. É importante também lembrar que a coesão pode auxiliar no estabelecimento da coerência, embora, às vezes, a coesão nem sempre se manifeste explicitamente através de marcas linguísticas, o que faz concluir que pode haver textos coerentes mesmo que nãotenham coesão explícita.
Alguns estudiosos do assunto apresentam suas considerações sobre o conceito de coesão, com o objetivo de mostrar a presença e a importância desse fenômeno na produção e interpretação dos textos.
Koch (1997) conceitua a coesão como "o fenômeno que diz respeito ao modo como os elementos linguísticos presentes na superfície textual se encontram interligados, por meio derecursos também linguísticos, formando sequências veiculadoras de sentido." Para Platão e Fiorin (1996), a coesão textual "é a ligação, a relação, a conexão entre as palavras, expressões ou frases do texto." A coesão é, segundo Suárez Abreu (1990), "o encadeamento semântico que produz a textualidade; trata-se de uma maneira de recuperar, em uma sentença B, um termo presente em uma sentença A." Daía necessidade de haver concordância entre o termo da sentença A e o termo que o retoma na sentença B. Finalmente, Marcuschi (1983) assim define os fatores de coesão: "são aqueles que dão conta da sequenciação superficial do texto, isto é, os mecanismos formais de uma língua que permitem estabelecer, entre os elementos linguísticos do texto, relações de sentido."
Além da constante referênciaentre as palavras do texto, observa-se na coesão propriedade de unir termos e orações por meio de conectivos, que são representados, na gramática, por pronomes (pessoais, demonstrativos, relativos, possessivos), sinônimos, elipses, perífrases, numerais, etc. A escolha errada desses conectivos pode ocasionar a deturpação do sentido do texto.
A coesão textual pode ser feita através de termos queretomam palavras, expressões ou frases já ditas anteriormente (anáfora) ou antecipam o que vai ser dito (catáfora). Observe:
1) Mulheres de três gerações enfrentam o preconceito e revelam suas experiências.
Elas resolveram falar. Quebrando o muro de silêncio, oito dezenas de mulheres decidiram contar como aconteceu o fato que marcou suas vidas.
2) Do alto de sua ignorância, os sereshumanos costumam achar que dominam a terra e todos os outros seres vivos.
Nesses exemplos, temos os pronomes suas e que retomando mulheres de três gerações e o fato, respectivamente (anafóricos); os pronomes elas e sua antecipam oito dezenas de mulheres e os seres humanos, respectivamente (catafóricos).

Vejam, a seguir, outros exemplos de remissão anafórica e remissão catafórica:
1) André e Pedrosão fanáticos torcedores de futebol. Apesar disso, são diferentes. Este não briga com quem torce para outro time; aquele o faz.
Explicação: O termo disso retoma o predicado são fanáticos torcedores de futebol; este recupera a palavra Pedro; aquele, retoma o termo André; o faz remete ao predicado briga com quem torce para outro time. São anafóricos.

2) Qualquer que tivesse sido seu trabalhoanterior ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário; era tudo o que sabíamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos.
Explicação: O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expressão o professor. São catafóricos.


A respeito do conceito de coesão, autores como Halliday e Hasan (1976), em obra clássica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nada nada nada
  • Na, nada, nada e nada
  • nada nada nada
  • Nada com nada
  • Nada nada nada
  • nada nada nada
  • Nada nada nada
  • nada e nada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!