nacionalismo

Páginas: 10 (2401 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
Nacionalismo

Histórico do Nacionalismo
O nacionalismo foi uma ideologia que surgiu após a revolução industrial, sendo que os teóricos indicavam que este relaciona-se estritamente ao conceito de nação, e influenciou fortemente a organização política de vários Estados durante o século XIX. A origem da ideologia nacionalista está associada a Revolução Industrial e ao Capitalismo que surgem aofinal do século XVIII em alguns países europeus; o conseqüente desenvolvimento econômico atingido pelos países citados, fazendo com que outros países almejassem alcançar as mesmas vantagens econômicas e políticas.
A ideologia nacionalista propiciou a mobilização de diferentes países na criação de condições políticas que conduzissem ao desenvolvimento econômico e material através do capitalismo.Este processo verificou-se também durante o século XX, na redefinição de fronteiras e posteriormente ao final das duas guerras mundiais, quando algumas nações, deram origem a novos países. Os movimentos nacionalistas estão ligados tanto a facções políticas de esquerda como de direita, tendo dado origem a regimes de caráter fascista na Europa e também a movimentos autonomistas na África e na Ásiapós-colonialismo, como veremos posteriormente.
Na obra Ideologia, Estado e Direito, Wolkmer, enumera alguns grupos que defendem diferentes origens do nacionalismo, sendo que o primeiro pertence àqueles que vem nos primórdios da sociedade, como na civilização grega e hebraica, a formação do sentimento nacionalista, afirmando que esse sentimento faz parte da natureza humana, se manifestando apartir do momento que o homem se agrega a uma sociedade.
Outro grupo citado na obra, é daqueles que consideram o nacionalismo um movimento essencialmente moderno, que se originou no século XVIII, devido a diversas circunstâncias históricas, mas principalmente à Revolução Francesa, que deu um plano teórico ao movimento nacionalista.
Um terceiro grupo vê o nacionalismo com raízes na Europa, a partir doperíodo que se seguiu às reações contra o domínio napoleônico, e, posteriormente, como instrumento ideológico do desenvolvimento e da “modernização de sociedades não ocidentais e pré-modernas”.
Discussões a respeito do surgimento do nacionalismo a parte, logo no inicio deste, destacou-se como teórico o italiano nacionalista Giuseppe Mazzini, que defendia a ideia que todos os problemas políticoseram resolvidos com a autodeterminação nacional, bem como, que as novas ideias não deveriam ser toleradas se colocasse em risco a unidade nacional. “A educação não teria como objetivo criar indivíduos livres-pensadores, mas produzir uma nação uniformemente doutrinada”
Definindo a essência do nacionalismo repousando “na crença de que os interesses de todo o povo e de toda uma nação seriam maisimportantes que o interesse de qualquer indivíduo” .
No século XIX, na Europa, o Nacionalismo teve os efeitos quase imperceptíveis, se comparados ao século XX, marcado pelas guerras e, principalmente pelo Pan-Nacionalismo global, que apresentou ramificações em movimentos como o Pan-africanista e o Pan-americanismo. Isso demonstra a propagação do nacionalismo, antes restrito à Europa, para,principalmente, a África, Ásia e América latina.
O nacionalismo também exerceu forte influência nas duas Guerras Mundiais, pois na primeira, esteve presente por meio das nações imperialistas, que tentavam sobrepor-se às outras. Já, na Segunda Guerra, o nacionalismo atingiu altos patamares, quando verificou-se a presença dos movimentos totalitários na Europa, cujas nações afirmavam a sua superioridadeconstantemente.
Fatores como o final da Segunda Guerra Mundial e a descolonização e independência das nações do terceiro mundo, levaram ao movimento Pan-Nacionalista, citado anteriormente.
Ainda hoje, esse movimento nacionalista está presente entre nós, mas não do modo tradicional como o visto desde a revolução francesa até o Pan-Nacionalismo. Pode-se percebê-lo na afirmação de expressão de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nacionalismo
  • O nacionalismo
  • Nacionalismo
  • Nacionalismo
  • O NACIONALISMO
  • Nacionalismos
  • Nacionalismo
  • NACIONALISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!