Mosnterr

738 palavras 3 páginas
Romantismo no Brasil e suas três gerações.

Podemos inicialmente compreender que o romantismo representado em três diferentes gerações e o sentimentos baseado em cada uma delas é potencialmente diferente ao anterior, pois de Inicio podemos diferenciar a prosa em quatro classes Indianista, Urbanistas (Urbanos)/Históricos e Regionalistas.

A primeira geração tinha o sentimento voltado totalmente para o nacionalismo e uma imersão a pureza de nossas descendências tendo o Indio como um Heroi Nacional, sendo um homem bom,integro e corajoso, o qual não foi corrompido pelo capitalismo português ou Europeu; A obra que iniciou o movimento Romantico no Brasil foi Suspiros Poeticos e Saudades de Golcalves de Magalhães.

O sentimento que moldava a primeira geração era baseado no Nacionalismo,Exaltação da figura do homem livre, o amor e o sofre do mesmo, o sentimentalismo e as emoções em corelação com o estado de espírito da pessoa e muito coagido pela religiosidade indianista/católica brasileira.

Segunda geração: Baseada na libertinagem boemia do Lord Byron mesclada com o “mal do século” essa geração ficou conhecida como Ultrarromantica, ou Ultrarromantismo, pois abordava temas sobre a morte, o existencialismo da alma e corpo, amores jamais encontrados ou baseados em simples devaneios momentâneos, visando o lado obscuro e apaixonado do homem que acreditava ou não na imortalidade da alma, sempre visando seus prazeres e vícios, baseado em um pessimismo e com um forme sentimento de angustia ou até mesmo arrependimento em alguns casos, temos como esta a formula mágica da segunda geração.

O principal poeta seria Alvarez de Azevedo

Terceira Geração: Bom com a abolição da escravidão, e a proclamação da republica, tem inicio a nossa terceira fase romântica ( que meigo, mas não tão meigo assim como você pensa que seria ) Pois temos nessa epoca os Romances Regionalistas. Essa geração ficou conhecida como Condoreira ( Condor é um pássaro, logo entendemos que pássaro

Relacionados