movimentos sociais

Páginas: 16 (3823 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA





ALEXSANDRA LOSS FRANZIN
DENISE OLIVEIRA SHINEIDER
VIVIANE XAVIER DIAS





EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS







VITÓRIA
2014

SUMÁRIO











1 INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de educação que está fundamentada a Partir das Leis de Diretrizes e Bases daEducação Nacional (LDBEN), na Lei nº 9394/96, sendo destinada aos alunos jovens e adultos “que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria”, fazendo parte do Ensino Básico, mas não havendo para a EJA a obrigatoriedade existente no mesmo. De acordo com o artigo 37, § 2º da LDBEN “O poder público viabilizará e estimulará o acesso e permanência dotrabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares”. Essas ações estão relacionadas aos cursos e exames que habilitarão os alunos para a continuidade dos estudos na educação regular após sua passagem pela Educação de Jovens e Adultos, além de considerar as características sociais deles, tais como: serem alunos de baixa renda, trabalharem durante o dia, etc.



1.1 Histórico da EJAno Brasil

Reconstruir a trajetória da educação de jovens e adultos no Brasil é uma tarefa complexa. A síntese histórica a seguir tem a finalidade de contribuir para a fundamentação dessa modalidade de ensino, com ênfase maior no Brasil, a partir da década de 30.
Na década de 30 a educação de adultos começa a delimitar seu lugar na história da educação no Brasil.
Década de 40 a ampliação daeducação elementar, inclusive da educação de jovens e adultos. Nesse período, a educação de adultos toma a forma de Campanha Nacional de Massa.
Na década de 50 a campanha se extinguiu antes do final da década. As críticas eram dirigidas tanto às suas deficiências administrativas e financeiras, quanto à sua orientação pedagógica.
Já na década de 60 o pensamento de Paulo Freire, assim como suaproposta para a alfabetização de adultos, inspira os principais programas de alfabetização do país. No ano de 1964 houve a aprovação do Plano Nacional de Alfabetização, que previa a disseminação por todo o Brasil, de programas de alfabetização orientados pela proposta de Paulo Freire.
Essa proposta foi interrompida com o Golpe Militar e seus promotores foram duramente reprimidos.
Em 1967 o governoassume o controle dos programas de alfabetização de adultos, tornando os assistencialistas e conservadores. Nesse período lançou o MOBRAL – Movimento Brasileiro de Alfabetização.
No ano de 1969 ocorreu a Campanha Massiva de Alfabetização.
Década de 70 O MOBRAL expandiu-se por todo o território nacional, diversificando sua atuação. Das iniciativas que derivaram desse programa, o mais importantefoi o PEI - Programa de Educação Integrada, sendo uma forma condensada do antigo curso primário. Lei 5692/71.
Na década de 80 deu-se a emergência dos movimentos sociais e início da abertura política. Os projetos de alfabetização se desdobraram em turmas de pós-alfabetização.
No ano de 1985 desacreditado, o MOBRAL foi extinto e seu lugar foi ocupado pela Fundação Educar, que apoiava, financeira etecnicamente, as iniciativas do governo, das entidades civis e das empresas.
Já na década de 90 com a extinção de a Fundação Educar, criou-se um enorme vazio na educação de jovens e adultos. Alguns estados e municípios assumiram a responsabilidade de oferecer programas de educação de jovens e adultos. A história da educação de jovens e adultos no Brasil chega à década de 90 reclamandoreformulações pedagógicas.
Porém no ano de 1990 aconteceu na Tailândia/Jomtiem, a Conferência Mundial de Educação para Todos, onde foram estabelecidas diretrizes planetárias para a educação de crianças, jovens e adultos.
Em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9.394/96 dedica dois artigos (art. 37 e 38), no Capítulo da Educação Básica, Seção V, para reafirmar a obrigatoriedade e a gratuidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos Sociais
  • Movimentos Sociais
  • movimentos sociais
  • movimentos sociais
  • MOVIMENTOS SOCIAIS
  • Movimentos Sociais
  • movimentos sociais
  • movimentos sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!