Paper Empreendedorismo

Páginas: 6 (1396 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Relação do Empreendedorismo e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Daiane Erthal
Micheli Elaine Martim
Prof. Jorge André S. da costa
Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Fameg) – UNIASSELVI
Engenharia de Produção ( 1.7 ) – Empreendedorismo
22/11/2013


RESUMO
O presente paper tem como objetivo apresentar as definições de Empreendedorismo e do IDH, também a dimensão docrescimento de pessoas empreendedoras nas sociedades, as mudanças que essas ações possam gerar na sociedade, pois o empreendedor é o agente de mudanças, é a pessoa que acredita e faz acontecer. Também evidenciamos que existe o empreendedor empresarial e o social, mas que os dois tipos geram mudanças para o país, onde toda essa mudança tem grande influência no IDH dos países. Para a elaboração destetrabalho utilizou-se a pesquisa exploratória bibliográfica, onde se levantou informações sobre o Empreendedorismo, IDH, diferenças entre empreendedor empresarial e social, mudanças no IDH sobre a influência do empreendedorismo.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Sociedade e Mudanças.



1. INTRODUÇÃO


O empreendedorismo é o estudo do desenvolvimento de competências e habilidades para inovar,criar, agir, visando oportunidades para influenciar no processo econômico e/ou social.
Recentemente esse tema está sendo abordado no meio acadêmico, porém a utilização do mesmo existe há muito tempo atrás. É uma ação essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geraçãode empregos e renda.
Para medir as mudanças que o empreendedorismo faz nos países é possível usarmos o indicador IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), pois ele mede toda a parte de desenvolvimento humanitária do país.
Contudo, observa-se que em muitos países, as ações empreendedoras estão iniciando seu processo de expansão, isso está acontecendo tanto no empreendedorismo econômico como naparte social, onde contribuem na redistribuição dos recursos e proporcionam um aproveitamento do potencial existente no país, e por consequência positiva aumenta o IDH do país em questão.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A palavra empreendedorismo surgiu na França, entre o século XVII e XVIII, a qual serviu para designar aquele que se “compromete com um trabalho ou uma atividade específica esignificante”.
O termo empreendedor foi feita na França entre o século XVII e XVIII, o termo empreendedor foi associado ao fato de assumir riscos nas atividades econômicas. Com o desenvolvimento tema empreendedorismo foi aperfeiçoado, pois as oportunidades estavam em pelo crescimento e as pessoas que eram empreendedoras tiveram a possibilidade de identificar as oportunidades e introduzir novosprodutos/serviços, criando assim novas formas de organização.
Para Dolabela (p.24, 2008) o empreendedor:

[...] é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si mesmo e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos, que define a partir do indefinido, acredita que seus atos podem gerar conseqüências. Em suma, alguém que acredita que podealterar o mundo. É protagonista e autor de si mesmo e,
principalmente, da comunidade em que vive.

Podemos considerar a exixstencia de dois tipos de empreendedorismo o empresarial e o social. O empresarial está ligado com a parte de negocios, de criar e/ou gerenciar uma empresa e/ou negocio. Já o empreendedor social busca pelo desenvolvimento humano, social e sustentável. Os tipos deempreendedores são essenciais para o crescimento e desenvolvimento economico e social.
Segundo Dees (2002) apud Oliveira (p.182, 2003):
[...] para os empreendedores sociais a riqueza é apenas um meio para um determinado fim. Já para os empreendedores de negócio, a geração de riquezas é uma maneira de mensurar a geração de valor [...] em particular, as leis de mercado não fazem um bom trabalho na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • empreendedorismo Paper
  • Paper Empreendedorismo
  • Paper de Empreendedorismo
  • paper empreendedorismo
  • Paper empreendedorismo
  • Paper empreendedorismo
  • paper empreendedorismo
  • Short paper empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!