Movimentos sociais contemporâneos

Páginas: 4 (897 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


quimica






Abimael Ribeiro n°02 3° serie A







Petroléo, origem, extração, refinamento e seus usos







Sorocaba,
2014

Petróleo
Trata-se de uma combinaçãocomplexa de hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre eíons metálicos, principalmente deníquel e vanádio. Esta categoria inclui petróleos leves, médios e pesados, assim como os óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. Materiais hidrocarbonatadosque requerem grandes alterações químicas para a sua recuperação ou conversão em matérias-primas para a refinação do petróleo, tais como óleos de xisto crus, óleos de xisto enriquecidos e combustíveislíquidos de hulha, não se incluem nesta definição.
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua prospecção envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principalfonte de energia, servindo também como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, óleodiesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos.Já foi causa de muitas guerras e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis quecirculam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, polímeros, solventes, óleos combustíveis, óleoslubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

Origem do Petróleo
A hipótese mais aceita leva em conta que, com o aumento da temperatura, as moléculas do querogênio começariam a ser quebradas,gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, num processo denominado catagênese. Para se ter uma acumulação de petróleo seria necessário que, após o processo de geração (cozinha de geração) e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos sociais contemporaneos
  • Os movimentos sociais contemporâneos
  • Movimentos Sociais Contemporaneos
  • movimento sociais contemporâneos
  • Movimentos Sociais Contemporâneos
  • movimentos sociais contemporâneos
  • movimentos sociais contemporaneos
  • A Emergência dos Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!