Movimentos literários norte-americanos

Páginas: 9 (2243 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014








Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ATPS: Literatura de Língua Inglesa II



















Porto Alegre
Abril/2014





Iluminismo nos Estados Unidos

O Iluminismo foi considerado como o século das luzes desenvolvido essencialmente no século XVIII, cuja intenção era trazer esclarecimento, no entanto trouxe uma série detendências filosóficas na região europeia. A filosofia Iluminista baseava-se na razão e na ciência, este conceito foi criado pelo alemão Imannuel Kant.
Este foi um período de grande avanço no campo cientifico e histórico, como a revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos.
Os filósofos mais conhecidos adeptos a esta filosofia foram, Montesquieu, Voltaire, Benjamin Franklin,Jean-Jacques Rousseau, entre outros.
Para Voltaire o homem era senhor de seu destino, e não deveria ser obstinadamente regido pela Igreja, tanto no campo moral, político e cientifico.
Há diferenças entre o Iluminismo Inglês e o Americano, os norte-americanos desejavam a independência cientifica, religiosa e nacional dos ingleses.
Desejavam viver em um país democrático e não monárquico.
Segue abaixotrecho da declaração de independencia dos EUA escrito por Thomas Jefferson.


"Quando, no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário a um povo dissolver os laços políticos que o ligavam a outro, e assumir, entre os poderes da Terra,posição igual e separada, a que lhe dão direito às leis da natureza e as do Deus da natureza, o respeito digno às opiniões dos homens exige que se declarem ascausas que os levam a essa separação. [...]
Obrigou os nossos concidadãos aprisionados no mar alto a tomarem armas contra a própria pátria, para que se tornassem algozes dos amigos e irmãos ou para que caíssem em suas mãos. [...] Nós, por conseguinte, representantes dos Estados Unidos da América, reunidos em Congresso Geral, apelando para o Juiz Supremo do mundo pela retidão das nossasintenções, em nome e por autoridade do bom povo destas colônias, publicamos e declaramos solenemente: que estas colônias unidas são e de direito têm de ser Estados livres e independentes; que estão desobrigados de qualquer vassalagem para com a Coroa Britânica, e que todo vínculo político entre elas e a Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido; e que,como Estados livres e independentes, têminteiro poder para declarar a guerra, concluir a paz, contrair alianças, estabelecer comércio e praticar todos os atos e ações a que têm direito os estados independentes. E em apoio desta declaração, plenos de firme confiança na proteção da Divina Providência empenharam mutuamente nossas vidas, nossas fortunas e nossa sagrada honra."


A ideia básica desta declaração foi baseada no filosofo JohnLocke, ideais estes que estão ao longo de toda a história americana.
A filosofia Iluminista levou seus principais escritores a escreverem textos alertando aos leitores sobre os males da sociedade, religião e senso de justiça, defendiam uma arte racional e didática. Na literatura utilizavam uma linguagem simples, precisa e clara.
De acordo com John Forbes Nash:
Civilizar o Novo Mundo significailuminar as trevas, ordenar o caos, transformar o mal em bem, eles entendiam o sentido cristão do conceito, na medida em que viam a si mesmos como os últimos em uma longa linhagem de dissidentes que desafiavam a selvageria do mundo para impor-lhe a ordem de Deus.
Os ingleses que foram para o Novo Mundo, atual EUA desejavam viver uma vida com plena liberdade, de escrita, religião e ciência.D'Alembert, Diderot, e a família iluminista



Voltaire com 28 anos, por Nicolas de Largillière.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire

Romantismo nos Estados Unidos

O período romântico se refere aos movimentos literários e culturais que aconteceram na Inglaterra, Europa e Estados Unidos mais ou menos entre 1770 e 1860. Esse movimento, chamado de romântico, surgiu na Alemanha e logo se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos literarios
  • Movimentos Literários
  • Movimentos literarios
  • Movimentos Literários
  • movimento literario
  • Movimentos Literarios
  • Movimentos literários
  • Movimentos literários

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!