movimentos artisticos

Páginas: 6 (1471 palavras) Publicado: 4 de maio de 2014
Movimentos, tendências, tipos e estilos mais importantes da história da Pintura
Francisco Jesus (FRAGUIAL)


"A arte nada tem a fazer com limites, algemas, mordaças: ela lhe diz: vai! E larga você nesse jardim de poesia onde nao há frutos proibidos" (Victor Hugo)

A arte é a atividade humana, em suas diferentes formas de expressão, que se volta para o estético. Surgiu na Grécia por voltado século IV a.C., com DOURIS de SAMOS, discípulo dos peripatéticos. A pintura é a arte de representar objetos naturais ou imaginários, idéias, sentimentos sobre uma superfície bidimensional, com o auxílio de pigmentos ou corantes.

São os seguintes os movimentos, tendências, tipos e estilos mais importantes da história da pintura:

Impressionismo
Foi uma concepção artística que surgiu noúltimo quartel do século XIX e que abrangeu os setores da pintura, caracterizando por atribuir importância fundamental à impressão lírico-subjetiva, relegando ao segundo plano toda a descrição objetiva de detalhes. Estilo anti-acadêmico, inicialmente tinha um cunho pejorativo, cujo nome deriva-se de um quadro de Monet entitulado "Impression au Soleil Levant" (1874). Cores justapostas, cabendo àretina reconstruir os tons. Foi uma reação contra o espírito greco-latino e a organização escolástica. A crítica dizia: sem arte, nulidade, sem estudo. Alguns do mais famosos impressionistas: Manet, Monet, Van Gogh, Cèzanne, Renoir, Gauguin.

Expressionismo
O expressionismo caracterizou-se pela deformação ou exagero das figuras e buscava expressão dos sentimentos e emoções do autor. Foi ummovimento artístico e literário que se iniciou na Alemanha, de 1914 a 1924, como um estilo explosivo errático, não descritivo, acentuando o dinamismo e o êxtase. Traduziu a desordem espiritual e a exaltação subjetiva de seus cultores, reduzindo os valores sociais a um estado de caos e desespero. Desenvolveu-se paralelamente ao Futurismo, na Itália, influenciando os movimentos modernistas. O expressionismodivide-se em dois grupos: o que dá ênfase à plástica e o que dá ênfase à forma psíquica. Entre os mais famosos expressionistas estão Daumier, Van Gogh, Jawlensky, Kandinsky, Kirchner, Segal, Picasso, Chagal e Portinari.

Fauvismo
Movimento artístico que se manisfestou de 1905 a 1907, caracterizado pela equivalência da luz e pela construção do espaço com auxílio exclusivo da cor. Este movimentorevolucionou o conceito de cor na arte contemporânea, renegando a paleta de tons naturalistas dos impressionistas e usando cores violentas. Foi a tentativa de adicionar o elemento dinâmico ao cubismo estático, sendo a primeira revolução artística do séc. XX, onde se abolia o modelado jogo de luzes e cores. Havia uma correspondência entre o elemento expressivo e o decorativo e simplificação dosmeios expressivos. Seu percursor foi Van Gogh, porém os mais famosos fauves (significa "feras") foram Matisse, Vlaminck e Rouault.

Cubismo
Este movimento tinha o objetivo de se afastar da representação naturalista, conseguindo mostrar formas sobre a superfície do quadro a partir de vários ângulos. O cubismo surgiu por volta de 1919, propunha a reprodução do objeto em suas três dimensões nasuperfície plana da tela. Toda a história do cubismo se resume na busca de uma solução para vencer tal dificuldade. Não tinha preocupações teóricas, tratava a natureza por meio de formas geométricas como o cilindro, o cone, esferas, etc. Havia três tipos de cubismos: o Cèzanniano, o analítico e o sintético. Alguns cubistas: Cèzanne, Picasso, Braque, Gris e Léger.

Abstracionismo
O abstracionismo é aarte que se opõe à arte figurativa ou objetiva. Caracteriza-se por não procurar reproduzir as formas e as cores naturais. É o mesmo que arte não-figurativa ou não-representativa. Pintura abstrata é qualquer manifestaçäo artística que, desprezando a mera cópia das formas naturais, tenha por ambição criar formas outras que nem imitem e nem simplesmente dupliquem as naturais.

Naturalismo
Foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos artisticos
  • Movimentos artísticos
  • Movimentos artísticos
  • Movimentos Artísticos
  • Movimentos artisticos
  • Movimentos artísticos
  • Movimento artistico
  • Movimentos Artísticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!