Era Vargas

Páginas: 11 (2658 palavras) Publicado: 4 de maio de 2014
Era Vargas (introdução)/Revolução de 1930/Governo Provisório/Integralista x comunista/Estado Novo/DIP/Carnaval

Introdução:
Era Vargas é o período da história do Brasil entre 1930 e 1945, quando o país estava sob liderança de Getúlio Dornelles Vargas. Essa época foi uma divisora de águas, por causa das grandes mudanças feitas por Getúlio, tanto sociais quanto econômicas.

Revolução de 1930:A revolução de 1930 marcou o fim da república velha (com a demissão do presidente Washington Luís, a anulação da constituição de 1891 e o fim do congresso nacional, entre outros fatores) e sinaliza o início da Era Vargas.
Desde a proclamação da república até o ano 1930, vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Era caracterizada por serdominada pela oligarquia cafeeira e pela aliança política “Café com Leite” (entre SP e Minas Gerais). A elite cafeeira revezava na presidência do Brasil, a qual era movida pelos seus interesses (interesses da aliança cafeeira) políticos e econômicos.

Os fatos que marcaram a república velha foram à sustentação da economia centrada no café, o saneamento e a reurbanização do Rio de Janeiro, asprimeiras greves operárias, as novas imigrações de europeus, italianos e japoneses, revoltas como a revolta da chibata, a revolta do contestado e a guerra de canudos. Também houve a construção de estradas de ferro, usinas hidrelétricas e redes telegráficas.

Introdução parte 2:
A Era Vargas é composta por três fases sucessivas: o período do Governo Provisório (1930-1934), quando Vargas foi eleitopor decreto como Chefe do Governo Provisório enquanto se aguardava a nova constituição para o país.

O período da Constituição (leis que regem um país) de 1934 (logo após a aprovação da nova constituição pela Assembleia Constituinte de 1933-34, Vargas foi eleito pela assembleia como presidente.)
E o período do Estado Novo (1937-1945), que começa quando Vargas impõe uma nova constituição aopaís, em um golpe de Estado autoritário (dominador), e desfaz o congresso, assumindo poderes ditatoriais com o objetivo de tornar seu governo eterno.
A deposição (retirada) de Getúlio Vargas de seu regime do Estado Novo em 1945 e a redemocratização do país, com a adoção de uma nova constituição em 1946, marca o fim da Era Vargas e o início do período conhecido como Quarta República Brasileira.Governo Provisório (1930 – 1934)

Após tomar o poder através de um golpe militar e estabelecer uma ditadura, Getúlio Vargas usufruía de poderes quase ilimitados e, aproveitando-se deles, começou a adotar políticas de modernização do país.
Ele criou, por exemplo, novos ministérios - como o Ministério do Trabalho, Indústria, Comércio, Educação e Saúde -, e nomeou interventores federais (governadoresfederais, mas são interventores pois foram nomeados por alguém). Na prática, os estados perdiam grande parte da sua independência política para o presidente (Getúlio).
Continuou com a Política de Valorização do Café (PVC) e criou o Conselho Nacional do Café e o Instituto do Cacau, atendendo assim a algumas das exigências das oligarquias cafeeiras.

Nesta época criou-se a Lei da Sindicalização,que ligava os sindicatos brasileiros indiretamente - por meio da câmara dos deputados - ao Presidente. Vargas pretendia, assim, tentar ganhar o apoio popular, para que estes apoiassem suas decisões. Assim sendo, houve, na Era Vargas, grandes avanços na legislação (leis que organizam a vida dos trabalhadores) trabalhista brasileira, ocorridos tanto por parte dos parlamentares quanto por Vargas.Revolução Constitucionalista de 1932
Em 1931, Getúlio Vargas derruba a Constituição brasileira, reunindo enormes poderes no Brasil. Isso despertou a indignação dos opositores (as pessoas contrárias a Vargas), principalmente as oligarquias cafeeiras e a classe média paulista, que não estavam felizes com o governo getulista. A perda de autonomia (independência) estadual, com a nomeação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A era vargas
  • Era vargas
  • A era vargas
  • era vargas
  • A era vargas
  • A Era Vargas
  • Era Vargas
  • Vargas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!