MOVIMENTO UNIFORME

380 palavras 2 páginas
MOVIMENTO UNIFORME (MU)

Objetivo
- O objetivo dessa experiência foi o estudo e a construção de um gráfico da relação do espaço percorrido (x) X tempo gasto (y). Em seguida, determinar a velocidade media desse móvel e fornecer sua equação horária a partir das observações.

METODOLOGIA
A experiência sobre o movimento uniforme foi realizada em sala de aula e foi usado um motor elétrico, um bloco de madeira amarrado por um fio ao motor elétrico, uma superfície plana com medições em 10 em 10 centímetros ate alcançar 1 metro e um cronometro. Nosso objetivo era colocar o bloco de madeira no ponto zero da medição e ao ligar o motor, cronometrávamos o tempo gasto ate a distancia desejada. Fizemos isso dez vezes, sempre de 10 em 10 cm, ate chegar 1 metro.
Depois de coletar todos os dados, fizemos uma tabela com o tempo gasto e o espaço percorrido, onde, a partir daí, pudemos fazer a analise dos dados.
Nessa experiência foram desprezados todos os erros que podem interferir na experiência, tais como, o atrito do bloco com a superfície, o erro das medições, do cronometrador, o ambiente e o erro do método utilizado.

Na tabela temos que T1, T2, T3, T4, T5, T6 e T7 são os tempos cronometrados por cada bancada de aluno, T(S) é a media de todos esses tempos e X(cm) é a distancia percorrida pelo bloco.
Como no movimento uniforme a velocidade é constante, o gráfico do tempo X distância era para dar uma reta, mas como foram desprezados todos os erros, o resultado foi aceitável.
Na equação do gráfico temos: Y= 9,286x -3,834. Onde 9,286 é a velocidade em cm/s do bloco, x é o tempo, -3,834 é o Xo(distancia inicial) e Y é a distancia final.

CONCLUSAO
Com todas as coletas e analise de dados feitas, podemos chegar a uma conclusão que desprezando todos os erros, o resultado da experiência esteve entre os padrões e foi bem aceita. Os resultados obtidos foram compatíveis com as análises teóricas,

Relacionados

  • MFL59166617_BBTV_SERIES_REV00
    35984 palavras | 144 páginas
  • ADMINISTRACAO GERAL PARA CONCURSOS RODRIGO RENNO 2013
    147421 palavras | 590 páginas
  • Lei De Responsabilidade Fiscal S Vio Nascimento
    73708 palavras | 295 páginas