1pcc 2015

604 palavras 3 páginas
1) Quais são as características desse gênero?
As lendas urbanas são histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, este texto transita sobre a zona intersticial entre a crença e a dúvida. A lenda pode ser divulgada oralmente, pela internet, pela imprensa ou de pessoa para pessoa, esta narrativa é figurado como um folclore moderno.
Muitas lendas são antigas e vão se modificando com o tempo e se incorporando as outras culturas um belo exemplo é a história da "loira do banheiro".
Com relação à característica estrutural é uma narrativa que procura sempre se autentificar baseada pelos relatos das testemunhas e provas supostamente existentes, como se pode comprovar no trecho do texto um de Camila Borges Rodrigues dos Santos” Esta história foi verídica ocorreu 14/04/2008”. Também é uma narrativa repassada de pessoa para pessoa como se faz presente no trecho:" Um menino que morava lá começou a contar uma lenda”. Cada vez que a lenda é contada o fato é aumentado, mas o narrador costuma confirmar como se tivesse vivido o fato.
2) Quais as diferenças entre lendas urbanas, fait divers e rumores?
O rumor, diferentemente da lenda, tende a ser não narrativo e ter vida curta, embora possa contribuir para o crescimento e difusão de uma lenda, este texto é um relato breve anônimo e não verificado de um suposto acontecimento que circula de boca em boca pela mídia, tem vida curta e com o tempo são desbancados com o surgimento de novos rumores. Os rumores também são chamados de "medos do momento", uma notícia que ameaça a segurança de uma pessoa e grupos como, por exemplo: vírus de computador, roubo de tráficos ou cultos satânicos.
O fait divers significa” fatos diversos", é popular entre o público, utilizada para identificar aquelas notícias que só são destacadas por jornais porque são curiosas e inusitadas.
Um fato cotidiano pode ter um destaque como, por exemplo: um macaco que roubou a câmera de um fotógrafo e fez belíssimos autorretratos sorrindo.
De linguagem parecida com a

Relacionados

  • Nestle
    75592 palavras | 303 páginas