Movimento separatista sulista

Páginas: 6 (1363 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre um Movimento Separatista criado na década de 90, mas que somente nesses últimos anos tem ganhado força. Batizado de “O Sul é Meu País”, é um movimento pacifista, que visa à separação dos três estados da região sul, do restante do país.
O objetivo deste trabalho não é fazer nenhum tipo de apologia ao tema, mas sim, mostrar uma perspectiva diferente aosque já tem o conhecimento sobre esse movimento, levantando algumas questões que ainda não foram respondidas, e que são de importância fundamental para que o Movimento Separatista ganhe uma real expressão. Como também, apresenta de forma resumida, todo o conceito do movimento, para os que ainda não o conheciam. Abordando desde como foi criado e o porque, bem como alguns pontos positivos enegativos.
Organizado em três partes, este trabalho apresenta na primeira parte resumidamente, o que é o Movimento Separatista Sulista, como surgiu e seus objetivos. Na segunda parte é explicado quais os motivos que levaram aos idealizadores à criarem o movimento. E finalizando, na terceira parte é apontado algumas divergências que ainda existem entre aqueles que defendem a ideia, bem como, alguns temasque ainda precisando ser planejados.
Serviu como fonte de pesquisa para a realização deste trabalho, o Blog Movimento Sulista.

2 MOVIMENTO SULISTA

O movimento Sulista (também chamado de movimento “O Sul é o Meu País” e de movimento Separatista) é um movimento com o objetivo de separar a região sul do país das demais regiões.

2.1 COMO SURGIU O MOVIMENTO

De acordo com o Blog MovimentoSulista (2013),

O movimento surgiu oficialmente durante o 2º Congresso Separatista, que aconteceu nos dias 18 e 19 de julho de 1992 em Laguna/SC, fundado pelo político Adílcio Cadorin, ex-prefeito deste município. Em 1993, após maior divulgação da ideia e o surgimento de outros movimentos autonomistas na região, os separatistas enfrentaram problemas judiciais e críticas de veículos decomunicação e figuras políticas [...], em agosto de 2000, durante Assembleia Nacional realizada em Brusque, resolveu-se optar pela renovação das lideranças, projeto que continua em andamento, e com isso formou o GESUL, braço ideológico do movimento. Em 2001 contavam-se mais de 300 comissões em diversos municípios da Região Sul [...], em novembro de 2006 realizou-se o 2º Congresso Nacional Sul-brasileiro nacidade de Brusque, onde foi eleito o novo presidente da entidade, James Fioravanti, juntamente à nova diretoria. Fioravanti assume o cargo que durante muito tempo ficou nas mãos de Celso Deucher, conhecido como "Tche", principal fundamentador ideológico e filosófico do movimento.

2.2 OBJETIVO

Seu objetivo é a separação dos três estados da região sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarinae Paraná), do restante do país, criando assim um novo país, completamente independente, sem nenhum vínculo, político ou econômico com o Brasil. Apesar do principal foco do movimento ser a emancipação dos três estados, a suposta independência da região sul seria apenas uma consequência da emancipação política e econômica de todos os estados brasileiros através da adoção de um regime confederado.3 ENTENDA O PORQUE E QUAIS MOTIVOS O SUL DO BRASIL QUER SE
TORNAR UM PAÍS

Os seus defensores alegam que os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná possuem características próprias e distintas do restante do país, pois seus colonizadores são na maioria europeus, tanto que a cultura da região sul, é mais adepta aos costumes europeus.
Apesar de ser a menor das regiõesbrasileiras, a região sul é um grande polo turístico, econômico e cultural, com uma grande influência europeia, principalmente de origem italiana e germânica.
A região sul apresenta altos índices sociais em vários aspectos: “possui o maior IDH do Brasil, 0,807 e o segundo maior PIB per capita do país, 10.723,60 reais, atrás apenas da região sudeste. É também o maior índice de alfabetização do país,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos Separatistas
  • Movimentos separatistas
  • Movimento separatista
  • Movimento separatista
  • Movimentos separatistas
  • movimentos separatistas
  • Movimentos separatistas
  • O movimento separatista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!