movimento, saude e socorros urgentes

Páginas: 5 (1159 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2013
1)Considerando o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do ombro e qual é o tipo morfológico dessa articulação?
O ombro é formado por três articulações: Esternoclavicular, Acromioclavicular e Glenoumeral
Articulação móvel, do tipo sinovial, na articulação esternoclavicular: anatomicamente sela / funcionalmente esferóide (enartrose), na articulação acromioclavicular:plana.na articulação glenoumeral: esferoide

2)Quais são as articulações que compõem o complexo articular da cintura escapular? Quais são os movimentos do ombro, levando-se em conta as articulações da cintura escapular?
É complexa pois é composta por 5 articulações: Gleno umeral, Esterno clavicular, Acrômio clavicular, Córaco clavicular, Escápulo torácica.
A articulação gleno umeral é a articulaçãocom maior mobilidade do corpo humano, a cabeça do úmero (semi esfera) possui área 3 a 4 vezes maior que a da cavidade glenóide.
O labrum(de tecido fibroso denso) aumenta a superfície articular, os tendões dos músculos subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor, evolvem a articulação contribuindo para sua fixação.

3)Considerando o grau de mobilidade, como pode ser classificadaa articulação do cotovelo e qual é o tipo morfológico dessa articulação?
Possui três articulações: úmero-ulnar, úmero-radial e rádio-ulnar próximal.
Articulação móvel, do tipo sinovial na articulação úmero-ulnar: tipo gínglimo (articulação em dobradiça). Na articulação úmero-radial: tipo esferoide (enartrose).Na articulação rádio-ulnar proximal: tipo trocoide.

4)Quais são as articulações quecompõem o complexo articular do cotovelo? Quais são os motores principais dos movimentos do cotovelo?
O complexo articular radioulnar é composto por 3 articulações: radioulnar proximal; radioulnar média; radiodistal.seus principais movimentos motores são o de Flexão: Movimento em que as faces anteriores do antebraço e do braço se aproximam - independente da posição da articulação no espaço. ADM0º - 145º MP: Bíceps Braquial e braquialMS: Braquioradial e Extensão: Movimento em que as faces anteriores do antebraço e do braço se afastam - independente da posição da articulação no espaço. ADM: Por definição não existe; exceto em certas pessoas com grande elasticidade ligamentar, como as mulheres e as crianças, que podem efetuar 5º a 10º de hiperextensão do cotovelo. Contrariamente, a extensãorelativa é sempre possível a partir de qualquer grau de flexão do cotovelo. MP: Tríceps Braquial MS: Ancôneo.

5)Considerando o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do punho e qual é o tipo morfológico dessa articulação?
A articulação do punho é formada pelas articulações radio-ulnar distal e rádio-cárpica. Articulação móvel, do tipo sinovial trocoide (na articulaçãorádio-ulnar distal) e sinovial condilar (na articulação rádio-cárpica).

6)Quais são as articulações que compõem o complexo articular do punho? Quais são os motores principais dos movimentos do punho?
O complexo do punho é multiarticular e feito por duas articulações compostas. É biaxial, permitindo flexão (flexão volar), extensão (dorsiflexão), desvio radial (abdução) e desvio ulnar (adução)7)Considerando o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do quadril e qual é o tipo morfológico dessa articulação?
o osso do quadril é formado a partir de três ossos, o ísquio, o púbis e o ílio, que se juntam com a idade, os movimentos permitidos com referência ao fêmur, incluem a flexão e extensão no plano sagital, abdução e adução no plano frontal e rotação medial e lateralno plano transversal.
Os movimentos permitidos pelo quadril, descritos com referência ao fêmur, incluem a flexão e extensão no plano sagital, abdução e adução no plano frontal e rotação medial e lateral no plano transversal.
8)Quais são as articulações que compõem o complexo articular do quadril? Quais são os motores principais dos movimentos do quadril?
A articulação do quadril é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MOVIMENTO, SAÚDE E SOCORROS URGENTES
  • Movimentos saude e socorros urgentes
  • Programas de Saúde e Socorros Urgentes
  • Programas de Saúde e Socorros Urgentes
  • programa de saúde e socorro urgentes
  • Programas de saúde e socorros urgentes
  • Programas de Saúde e Socorros Urgentes
  • Saúde e socorros urgentes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!