Movimento feminista

Páginas: 2 (455 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Movimento Social - Introdução
Apesar do movimento social ser fruto de determinados contextos históricos e sociais, duas definições conceituais clássicas podem ser encontradas no objetivo deacrescer à questão. A primeira delas é a de controle de ação histórica de Alain Touraine, ou seja, para ele, os movimentos sociais são a ação conflitante dos agentes das classes sociais (luta de classes). Jápara Manuel Castells, movimentos sociais são sistemas de práticas sociais contraditórias de acordo com a ordem social urbana/rural, cuja natureza é a de transformar a estrutura do sistema, sejaatravés de ações revolucionárias ou não, numa correlação classista e em última instância, o poder estatal.
Movimento Feminista - Conceito
Do latim femĭna (“mulher”), o feminismo é a doutrina socialfavorável à mulher. Trata-se de um movimento que exige que os homens e as mulheres tenham os mesmos direitos: por conseguinte, concede ao gênero feminino capacidades que outrora eram exclusivamentereservadas aos homens.
Movimento Feminista - Ideais
O feminismo questiona as relações entre a sexualidade (enquanto gênero) e o poder social, económico e político. Olhando para a história, as feministasconsideram que o patriarcado foi negativo para a sociedade e que as mulheres foram submetidas à vontade do homem.
Movimento Feminista - Estrutura
Os movimentos feministas são, sobretudo, movimentospolíticos cuja meta é conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, isto é, garantir a participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens. Além disso, os movimentosfeministas são movimentos intelectuais e teóricos que procuram desnaturalizar a idéia de que há uma diferença entre os gêneros. No que se refere aos seus direitos, não deve haver diferenciação entre ossexos. No entanto, a diferenciação dos gêneros é naturalizada em praticamente todas as culturas humanas.
Movimento Feminista - Formas de Atuação
O movimento feminista vem se organizando e atuando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimento feminista
  • Movimentos feministas
  • movimento feminista
  • movimento feminista
  • Movimento Feminista
  • Movimentos feministas
  • Movimentos Feministas
  • movimento feminista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!