motivacao

Páginas: 7 (1589 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
MÓDULO 2: MOTIVAÇÃO
As atividades humanas tem um comportamento motivador, atualmente as empresas buscam saber a direção e o foco do comportamento de cada pessoa. Saber identificar as necessidades e os desejos dos empregados é importante para ambas as parte gerando melhores desempenhos das atividades.

2.1 – Forças motrizes da motivação
David McClelland produziu uma pesquisa buscando ossignificados para a motivação, que resultou em um esquema seguido das três forças motrizes abaixo:
Motivação para a realização : é a força que move as pessoas a perseguirem suas metas, no ambiente de trabalho ela é caracterizada pelos empregados que se empenham em fu nção de creditos que receberão pelo esforço, as pessoas desta força gostam de ser avaliadas constantemente, e quando assumem cargosgerenciais são mais exigentes e espera dos outros os mesmos comportamentos que o seu.
Motivação para a afiliação: é o desejo de se relacionar com pessoas, de pertencer a um grupo, por isso valorizam ser reconhecidas por sua cooperação. Em cargos gerenciais escolhem trabalhar com empregados que vistam a camisa da empresa , este perfil pode não ser tão eficaz quanto aquele com perfil motivador pararealização.
Motivação para o poder: é a capacidade de influenciar pessoas, as pessoas com essas caracteristicas buscam impactar as organizações e estao dispostas a aceitar os riscos envolvidos nesse processo. Pessoas com esse perfil são mais valorizadas nas empresa, desde que coloque o serviço em primeiro lugar.

2.2 Necessidades Humanas
As necessidades das pessoas são classificas como primarias esecundarias. As primarias são as necessidades fisicas basicas (ex. Alimentação) . E as secundarias são necessidades sociais e psicologicas, que normalmente são associadas a autoestima.

2.2.1 Modelo de hierarquia das necessidades de Maslow
Segundo Maslow as necessidades humanas possuem diferentes intensidades nem seguem uma sequencia pré-definida, a medida que as necessidades primarias fossematendidas , as atividades secundarias terão mais ênfase. Maslow elaborou uma teoria com fundamento em cinco nives de necessidades que são: fisiologicas, segurança, sociais, estima e realização pessoal.
As duas primeiras (FISIOLOGICAS E SEGURANÇA) necessidades são consideradas inferiores pois são necessidades basicas, de sobrevivencia e integridade fisica das pessoas. Ja as outras necessidades sereferem aos nossos relacionamentos pessoais (SOCIAIS), status e competência (ESTIMA), e quando conseguimos realizar tudo aquilo que podemos ser, usando nossas habilidades e talentos (REALIZAÇÃO PESSOAL).
Com isso podemos concluir que o objetivo de Maslow era mostrar que as pessoas possuem necessidades que gostariam de satisfazer e outras que ja foram satisfeitas e que as pessoas se esforçampara obter aquilo que ainda não tem. No ambiente organizacional podemos concluir que os empregados se sentem motivados por tudo aquilo que ainda nao tem e desejam do que por aquilo que ja possuem. Modelos que buscam explicar a motivação humana devem ser analisados com muito cuidado pois as pessoas tem desejos, costumes e objetivos diferentes, podendo variar facilmente.

2.2.2 Modelo dos doisfatores de Herzberg
Esse foi outro modelo para explicar fatores motivacionsi, criado por Frederick Herzberg. Foi realizado uma pesquisa onde foi solicitado as pessoas que pensassem em uma ocasião que se sentiram bem e outra que tenham se sentido mal em relação ao seu emprego, e tambem solicitou que descrevessem as condições de resultaram tais sentimentos. O resultado foi que os empregador mencionavamdiferentes tipos de ocasiões que produziam sentimentos bons e ruins.
Herzberg concluiu tambem a existencia de dois fatores que influenciavam na motivação, que são higiênicos e motivacionais. Os fatores higiênicos esta relacionado a segurança, ambiente de trabalho, que desagradam os funcionarios quando estão ausentes, porem quando estão presentes não geram alto grau de satisfação. São fatores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!