Motilidade do Sistema Digestório

Páginas: 5 (1082 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Motilidade do Sistema Digestório
(estômago e duodeno)

Deglutição

       Embora a deglutição se inicie voluntariamente, após o seu início deflagra-se uma sequencia de eventos que arrastam o bolo alimentar da boca ao estômago. O reflexo inibe a respiração impedindo a entrada do alimento nas vias aéreas a respiração, os músculos da laringe contraem-se, fechando a glote e elevando a laringe.Motilidade gástrica

A atividade do músculo liso do estomago desempenha três funções principais:
- O músculo relaxa para acomodar grandes volumes ingeridos durante uma refeição.
- As contrações misturam o material ingerido com o seu suco gástrico, facilitando a digestão e solubilizando alguns constituintes e reduzindo o tamanho das partículas.
-As contrações impelem o material para oduodeno, numa velocidade que é regulada de forma a prover o tempo ideal para a digestão e absorção intestinal.

O estomago pode ser dividido em duas regiões com base nos padrões de motilidade, a região oral ou proximal que é a responsável por acomodar a refeição ingerida e a região caudal ou distal que é a responsável pelas contrações que levam á mistura e propulsão do material para o duodeno.

-Motilidade área oral (proximal)

A pressão no interior da porção oral do estomago é essencialmente igual á pressão intra-abdominal maior que a atmosférica. Durante uma deglutição, o estomago oral relaxa antes da chegada do bolo alimentar, ao mesmo tempo em que o esfíncter esofágico inferior também relaxa. Depois que o bolo entra no estomago a pressão retorna lentamente aos níveis basais. Dessaforma, o estomago pode acomodar mudanças de volume de até 1500 ml com um aumento desprezível na pressão. A acomodação torna-se mais possível por um relaxamento ativo do músculo liso gástrico, processo chamado de relaxamento receptivo.
O material ingerido é depositado e pode permanecer por lá até uma hora, a medida que o estomago se esvazia a parte oral vai voltando ao seu tamanho normal por umaatividade intrínseca.

- Motilidade área caudal (distal)

No estado de jejum durante a maior parte do tempo o estomago está quiescente. Entretanto, contrações vigorosas podem ocorrer ao mesmo tempo no estomago caudal e na parte superior do intestino delgado. As contrações começam na porção mediana do estomago e movem-se distalmente sobre a área caudal. Esses períodos de contrações cíclicas, queduram de três a cinco minutos impelem qualquer resíduo da refeição anterior e muco acumulado para o duodeno. Comer abole o complexo migratório de motilidade. Após uma refeição as contrações são mais freqüentes e de força variável dependendo da natureza do material ingerido. Essas contrações são peristálticas e originam-se no estomago mediano. Á medida que elas se movem distalmente em direção aopiloro à velocidade e força da contração aumenta. Essa é a forma primária da motilidade do estomago caudal que, além de misturar o alimento com os sucos digestivos o impele para o duodeno. Á medida que a contração se aproxima do piloro, sua velocidade de fato aumenta de tal forma que ultrapassa a maior parte do conteúdo gástrico movendo-se adiante deste. Uma parte do conteúdo “esguicha” para ointerior do duodeno, porém a maior parte é impelida de volta ao estomago mistura exaustivamente o conteúdo e reduz o tamanho das partículas sólidas.
Em geral a estimulação vagal aumenta a força e a freqüência das contrações.

Motilidade do intestino delgado

As funções do intestino delgado são as de digestão e absorção dos nutrientes e absorção de líquidos e eletrólitos. Quase toda a absorção denutrientes ocorre no duodeno e no jejuno. Os padrões de motilidade do intestino delgado estão organizados para otimizar essas funções. Eles incluem misturar o conteúdo com enzimas digestivas e outras secreções, diminuir ainda mais o tamanho das partículas e solubilizá-las, circular o conteúdo para alcançar uma exposição ideal ás membranas das células intestinais que contém enzimas digestivas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Digestorio
  • sistema digestorio
  • Sistema digestório
  • SISTEMA DIGESTÓRIO
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestorio
  • Sistema digestório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!