Arte Performatica

Páginas: 3 (655 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Arte Performática



A arte performática é democrática e permite discussões dos mais variados pontos de vistas. É necessário se ter em mente que o artista pretende alcançar uma expressão efetivae faz uso das técnicas e ferramentas que entende como necessárias para comunicar e expor seus significados, por razões sociais, políticas, dramáticas ou então por singelas celebrações das vivênciascomuns do ser. As manifestações performáticas não encontram limites estéticos, sociais ou morais. O único limite para uma arte viva, é a morte.
















A arte que um dia foirestrita aos mecenas e grandes museus, já há algum tempo assumiu formas distintas, democráticas e libertou-se dos formatos clássicos impostos. A arte performática é e sempre foi vista como uma artelibertadora.
Tidas por alguns como manifestações estranhas, as performances contemporâneas são grandes agentes de provocação que levam aos mais variados espaços artísticos e públicos, um jeito diferentede indagar-se sobre o contexto da arte.
Pinturas, esculturas, músicas ou filmes podem trazer consigo grande carga de expressão e significado, mas na performance, a expressão é intrínseca ao artista eele é parte da obra. Além da intenção de expressar-se, o artista pessoalmente o faz, usando seu corpo como suporte ou meio de exprimir uma intensa gama de significados.

A performance confunde, nãodeixa claro onde termina a ‘cena’ e começa a ‘vida’. E isso é um dos principais estímulos ao espectador, que é levado a indagar-se constantemente sobre o tema, a relevância e o significado damanifestação artística.
O artista taiwanês Tehching Hsieh levou ao extremo os limites de distinção – se é que existem – entre arte e vida. Ele executou quatro performances denominadas “As Performances de UmAno”, onde em cada uma o artista performou por um ano ininterruptamente.
Na primeira o artista permaneceu confinado em uma cela em seu estúdio, sem falar com ninguém. Em seguida, registrou em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sexualidade performática e mídia
  • Arte sem arte
  • Arte, e arte!
  • Artes de arte
  • Arte pela arte
  • Artes e artes
  • Arte é arte
  • arte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!