montevideo

Páginas: 12 (2955 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Montevideo
Montevideo is the capital and largest city of Uruguay. The southernmost capital city in the Americas, Montevideo is situated in the southern coast of the country, on the northeastern bank of the Río de la Plata. Montevideo has a very rich architectural heritage and an impressive number of writers, artists, and musicians.

Salto 
Salto is the capital city of the Salto Departmentin northwestern Uruguay. It is the second most populated city in Uruguay. It is served by the Nueva Hesperides International Airport.Popular activities among young people include drinking mate, going dancing at night and crossing into Argentina to go shopping in Concordia on weekends.

Paysandú 
Paysandú is the capital of Paysandú Department in western Uruguay. Paysandú has some finerecreational beaches on the Uruguay River which has lifeguards during the summer.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Montevideo (desambiguação).
Coordenadas: 34º 53' S 56º 10' W
Montevidéu


Vista do Porto de Montevidéu e da Cidade Velha.
País Uruguai
Departamento Montevidéu
População 1,325,968 habitantes
Censo 2004
Altitude 43 metros
Latitude 34°53'01" Sul
Longitude56°10'15" Oeste
Montevidéu (português brasileiro) ou Montevideu (português europeu) (em castelhano Montevideo) é a capital e maior cidade do Uruguai. É também a sede administrativa do Mercosul, da ALADI e capital do departamento homônimo, o de menor extensão entre os dezenove existentes no país. Localiza-se na zona sul do país, às margens do rio da Prata e é a cidade latino-americana com a maior qualidadede vida1 e se encontra entre as 30 cidades mais seguras do mundo.

Em 2004, possuia uma população de aproximadamente 1.325.968 habitantes. Porém, considerando sua área metropolitana, Montevidéu alcança 1.668.335 habitantes, aproximadamente a metade da população total do país.

A cidade se encontra em uma zona geográfica que se caracteriza como a rota principal de movimentação de cargas doMercosul. Por sua vez, conta com uma baía ideal que forma um porto natural, sendo o mesmo o mais importante do país, pela qual saem e entram as mercadorias que se importam e se exportam.

Situa-se nas coordenadas 34° 53' 01" S 56° 10' 55" O. É, portanto, a capital mais austral do continente americano.

Índice [esconder]
1 Etimologia
2 História
3 Geografia
3.1 Clima
4 Política
4.1Cidades-irmãs
5 Subdivisões
6 Economia
6.1 Turismo
7 Cultura
7.1 Esportes
8 Transportes
9 Referências
10 Ligações externas
Etimologia[editar | editar código-fonte]
Há pelo menos duas versões a respeito da origem do nome. A primeira se baseia no diário de navegação da expedição de Fernão de Magalhães (em espanhol, Fernando de Magallanes), datado de janeiro de 1520. Esse documento registra aexistência de um monte que se assemelhava a um chapéu, localizado à direita de quem navega de leste para oeste. A esse monte foi dado o nome de "Monte vi eu". Assinado por Francisco de Albo, contramestre da expedição, esse é o mais antigo documento em espanhol que menciona um nome similar a "Montevideo".

A outra versão, apesar de não ter base em documentos históricos, é mais difundida. Ela dá contade que, navegando pelo Rio da Prata de leste a oeste (do Oceano Atlântico para o continente), avista-se o 6º monte na região em que hoje se situa a capital uruguaia. Daí, o registro de "Monte VI de Este a Oeste", que de forma abreviada se escreve "Monte VI-D-E-O".

História[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: História de Montevidéu

Plaza Independência em 1900.
Montevidéunasceu de um pequeno povoado de índios tapes e imigrantes das Canárias, radicados em torno de um forte construído, em 1724, por ordem de Bruno Mauricio de Zabala, governador espanhol de Buenos Aires, para manter as tropas portuguesas de Manuel de Freitas da Fonseca fora do Rio da Prata 2 . Em 1726, adquire estatuto de cidade.

No século XVIII, o crescimento de Montevidéu foi estimulado pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • montevideo
  • guia turistico montevideo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!