Montar FTP Caseiro

Páginas: 6 (1479 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Como Montar Um Servidor Caseiro de FTP - Parte 1
O interesse crescente por troca de arquivos nos leva a abordar o assunto servidor de FTP.
Atualmente, com todas as restrições que o filesharing está tendo, com processos de gravadoras, distribuidoras e até provedores de internet cancelando o serviço, montar um servidor caseiro de FTP para trocar arquivos com os amigos é quase uma necessidade. Avantagem? É uma conexão não promíscua, e, terá alto grau de confiança, já que apenas peers conhecidos estarão conectados. Mas, primeiro, um pouco de teoria.

FTP(File Transfer Protocol)
File Transfer Protocol (FTP) é um protocolo de rede padrão usado para copiar um arquivo de um host para outro através de uma rede baseada no protocolo TCP / IP, tal como a Internet. FTP é construído sobre umaarquitetura cliente-servidor e utiliza conexões de dados e controle separadas entre o cliente e o servidor. A conexão de controle fica na porta 21 e a conexão de dados na porta 20, ambas no lado do servidor. No lado do cliente as coisas mudam um pouco.
Usuários FTP podem autenticar-se através de username e senha, mas podem logar-se anonimamente também, se o servidor estiver configurado parapermitir isso.

FTP Passivo e Ativo
Existem dois modos de FTP: Ativo e Passivo. Segue uma explanação de como eles funcionam

FTP Ativo
No FTP em modo ativo, o cliente se conecta a partir de uma porta não privilegiada aleatória (N> 1023) para a porta de comando do servidor FTP, a porta 21. Então, o cliente começa a escutar a porta N +1 e envia o comando FTP PORT N +1 para o servidor FTP. Oservidor irá então se conectar de volta para a porta de dados  especificada pelo cliente  a partir da porta de dados local, que é a porta 20.

Do ponto de vista do firewall do lado do servidor, para suportar o modo FTP ativo, os seguintes canais de comunicação precisam ser abertas:
porta 21 do servidor FTP a partir de qualquer lugar (o cliente inicia a conexão)
A porta 21 do servidor FTP para portas> 1023 (o servidor responde à porta de controle do cliente)
A porta do servidor FTP 20 a portas> 1023 (Server inicia conexão de dados para a porta de dados do cliente)
porta do servidor FTP a partir de 20 portas> 1023 (O cliente envia ACKs para a porta do servidor de dados)
No diagrama abaixo, segue o esquema de como se opera a conexão entre cliente e servidor de FTP no modo ativo


FTPPassivo
No modo passivo, o cliente também abre a conexão contatando a porta 21 do servidor, entretanto, ao invés de iniciar a conexão imediatamente, o servidor responde avisando que o cliente pode contatá-lo numa segunda porta, escolhida aleatóriamente (a 2024, por exemplo). O cliente inicia, então, uma nova conexão na porta especificada e o servidor responde
enviando os dados.
Esta portafica reservada ao cliente durante o tempo que durar a transferência. Em teoria, isto seria um limite ao número de clientes que poderiam se conectar simultaneamente, mas, na prática, seriam necessárias mais de 64.000 conexões simultâneas ao mesmo servidor FTP
para esgotar as portas disponíveis.

Do ponto de vista do firewall do lado do servidor, para suportar o modo passivo FTP seguintes canais decomunicação precisam ser abertos:
porta 21 do servidor FTP a partir de qualquer lugar (o cliente inicia a conexão)
A porta 21 do servidor FTP para portas> 1023 (o servidor responde à porta de controle do cliente)
portas servidor FTP> 1023 a partir de qualquer lugar (o cliente inicia conexão de dados com a porta aleatória especificada pelo servidor)
portas servidor FTP> 1023 para portasremotas> 1023 (o servidor envia ACKs (e dados) para a porta de dados do cliente)
No diagrama abaixo, segue o esquema de como se opera a conexão entre cliente e servidor de FTP no modo ativo

Dessa forma, no modo passivo, quem determina quais portas serão usadas pelos dados a serem transferidos é o servidor, e não o cliente, como no modo ativo.

Desvantagens do Modo Ativo
O principal problema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • como montar um PC caseiro
  • pluviometro caseiro
  • Protocolo FTP
  • Trabalho de FTP
  • Redes
  • Protocolo ftp
  • Termometro Caseiro
  • Protocolo ftp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!