Positivismo

Páginas: 3 (512 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O que é positivismo?
É um sistema teórico muito influente. Esse sistema através do trabalho da teoria do Conte( positivista mais influente). Esse sistema teórico é o primeiro dissertativo de fazeruma teoria social (é a primeira tentativa de fazer uma reflexão que desejava ser cientifica sobre a rede social). E o Conte teve a importância de ter sido o autor que organizou o positivismo quecriou um sistema do pensamento. Sistema do sec 19 e 18.
Teoricos positivistas viviam esses contexto. Conte viveu a ressaca da Revolução francesa. Conte viu o primeiro período grandes problemas,parecia que o grandes problemas era a promessa de humanismo(liberdade, igualdade,...) apesar de serem importantes, mas o iluminismo não conseguiram entregar aquilo. Os iluministas tinham feito uma boacritica, mas um proposta de acessão que não chegava em nenhum lugar. Paralelo a isso vc via uma ciência em crescimento. Não era as promessas do Renascimento que tinham falhado, mas os dos iluministas.Com essa ideia o positivismo estabelece. Fazem uma analise social, agir de fato no meio social, fazer a critica e apontar a direção. Por essa ideia o positivismo se estabelece. E o Conte vai inspirarum modelo cientifico que ele tinha disponível que era o modelo da ciência natural. Ele vai buscar ... fazendo seu sistema teórico a partir de uma lei: Lei dos 3 estados. Essa lei é sobre a evolução dopensamento do homem (pela forma qual o homem pensa) :Lei da evolução da Razão( Pensamento).
Obs: Sec 19. Remete a teoria evolucionista do DARVIN: O mais apto sempre sobrevive. Conte escreve antes deDarvin. Evolução ocorre aleatoriamente.
Ideia de evolução do Conte é a evolução por Etapa. Etapas a serem percorridas, e na etapa qual o primeiro nível é inferior ao ultimo.
3 ESTADOS: Ecológico(religiosos: a verdade divina revelada, não há discursão), Metafisico( abstrato: Cria uma historia fantastica que explica o mundo. Transcende o fisico. Algo que não pode ser explicado. ), Positivo(...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!