incoterms

Páginas: 5 (1193 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
INCOTERMS
O comércio internacional tem uma logística muito particular por se tratar de vendas entre países ou até mesmo entre blocos econômicos e não mais entre estados, que é bem mais simples e menos burocrático. O comércio internacional por essa burocracia e dificuldades gera conflitos entres os entes do comércio (os países, blocos econômicos, área de livre comércio e zonas de preferências).Com esses participantes aumentando ao longo do tempo começou a haver diferenças nas interpretações das vendas. Com o intuito de facilitar e padronizar os contratos internacionais de compra e venda de produtos foram criados os incoterms.

A CCI instituiu, em 1936, os INCOTERMS (International Commercial Terms). Os Termos
Internacionais de Comércio, inicialmente, foram empregados nos transportesmarítimos e terrestres e a partir de 1976, nos transportes aéreos. Mais dois termos foram criados em 1980 com o aparecimento do sistema intermodal de transporte que utiliza o processo de unitização da carga. Em 1990, adaptando-se ao intercâmbio informatizado de dados, uma nova versão dos INCOTERMS foi instituída contendo treze termos.Está em vigor desde 01.01.2000 o Incoterms 2000, que leva emconsideração o recente crescimento das zonas de livre comércio, o aumento de comunicações eletrônicas em transações comerciais e mudanças nas práticas relativas ao transporte de mercadorias.
Na ultima versão existem (13) treze siglas que representam responsabilidades para o importador e o exportador, divididas em quatro grupos que são: E, F, C e D. Cada uma dessas siglas trás uma logísticadiferente, para poder utilizar todos os 13 incoterms faz-se necessário que o país tenha todos os modais a sua disposição. Os modais mais usados no comércio são, marítimo, aéreo, fluvial e rodoviário, sendo os outros modais pouco empregados.
Os incoterms são nada mais que três letras que tem um grande significado, uniformizando os trabalhos logísticos em todo mundo, não sendo eles amparados por umalegislação especifica, mas servindo como base para resolver questões acerca de responsabilidades e entrega.

VISÃO GERAL DOS INCOTERMS E EXPORTAÇÕES

Divididos em quatro grupos, não igualitariamente, os quais estão separados por uma responsabilidade principal, ou seja, uma responsabilidade que os membros do mesmo têm em comum. São os grupos: Grupo E (partida), tendo apenas o incoterm EXW, o grupo F(transporte principal não pago), tendo os incoterms FAS, FOB E FCA; grupo C (transporte principal pago), tendo CFR, CPT, CIF E CIP; e o grupo D (chegada) o de maior responsabilidade para o exportador, tendo DAF, DES, DEQ, DDU E DDP.




5.1 Free on board – livre a bordo (FOB)
Nessa condição de venda, correm por conta do exportador todas as providências e custos necessários para acolocação da mercadoria a bordo do navio, tais como:
Preparação e embalagem de mercadoria;
Obtenção dos documentos para embarque;
Transporte seguro desde a empresa até o local do embarque;
Despesas portuárias, tais como capatazias, armazenagem, taxas de despacho e o desembaraço alfandegário da mercadoria no porto de embarque.
Ficam por conta do importador o frete e o seguro internacionais, além dasprovidências para desembaraço da mercadoria no porto de desembarque em seu país. Essa modalidade de frete é a mais utilizada pelas empresas exportadoras de maçãs.

5.2 Free alongside ship – livre no costado do navio (FAS)
Ficam a cargo do vendedor todas as despesas até a colocação da mercadoria nos canais do porto de embarque, ao lado do costado do navio, no seu ponto de atração, cabendo-lhe,também, a responsabilidade por quaisquer perdas ou danos sofridos pela mercadoria até sua chegada ao costado do navio. Compete-lhe, inclusive, fornecer ao comprador, a seu pedido e conta, assistência na obtenção de documentos no país de origem ou de embarque.

5.3 Cost and freight – custo e frete (CFR)
Cabem ao exportador as responsabilidades já definidas na condição do FOB, mais a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Incoterms
  • Incoterms
  • Incoterms
  • Incoterms
  • INCOTERMS
  • INCOTERMS
  • Incoterms
  • Incoterms

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!