Monopolio

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 25 de março de 2014
Monopólio
É o domínio do mercado de um determinado produto ou serviço por uma única empresa ou pelo Estado. O monopólio estatal geralmente ocorre no caso de produtos estratégicos (energia elétrica, petróleo e outros) ou de serviços públicos (transportes, comunicação, correios etc.)
No Brasil, encontramos monopólio estatal em diversos setores ou atividades, tais como petrolífero, ferroviário,correios e telégrafos e nuclear.
Na Inglaterra considera-se que há monopólio quando mais de 1/3 do mercado é controlado por uma empresa ou um grupo de empresas.
Oligopólio
É o domínio do mercado por um pequeno grupo de empresas. No Brasil, um bom exemplo é o da indústria automobilística, onde apenas quatro empresas dominam o mercado. Nos Estados Unidos, 70% do mercado automobilístico é dominadopor três empresas (GM, Ford e Chrysler).
Truste
É a reunião de várias empresas que suprime a autonomia legal e econômica das mesmas, formando uma só empresa. Embora proibido por lei em muitos países, continua existindo na prática, ainda que de modo disfarçado (truste do petróleo, do fumo etc.). O problema fundamental dos. Trustes é que, ao monopolizarem o mercado, impedem a prática da livreconcorrência.
No caso do Brasil, a questão da livre concorrência passou a ser regulamentada por lei desde 1962 (Lei n? 4.137), cabendo ao Conselho Ministrativo de Defesa Econômica (Cade) a aplicação da referida lei, que, diga-se de passagem, nunca foi aplicada.
Já obsoletos tanto a lei como o Cade e diante da necessidade de o governo criar mecanismos mais eficientes de defesa econômica devido àimplantação da política de liberação de preços, o presidente da República Fernando Collor editou, em 2 de agosto de 1990, uma medida provisória instituindo a Lei de Defesa da Livre Concorrência (Lei Antitruste). O órgão encarregado desse assunto é o Departamento Nacional de Proteção e Defesa Econômica (DNPDE), que absorveu toda a estrutura do antigo Cade.
Será que essa nova lei, juntamente com arecém-criada Lei de Proteção ao Consumidor (março de 1991), conseguirá proteger o consumidor brasileiro diante das poderosas empresas e grupos econômicos? Ou será apenas mais uma ‘‘lei’’?
Cartel
É um acordo ou associação de várias empresas independentes ou autônomas para controlar ou dominar a produção (e o mercado) de determinado(s) produto(s). ‘Tem caráter geralmente internacional e, em algunscasos, é formado até mesmo por países.
Apesar de os participantes do cartel manterem sua autonomia, ficam obrigados a aceitar as regras estabelecidas pelo grupo (divisão do mercado, preços estabelecidos etc.).
A Comunidade Européia do Cai-vão e do Ao (Ceca) e as sete irmãs do petróleo são exemplos de cartéis.


Dumping
Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de umpaís venderem seus produtos, mercadorias ou serviços por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usadoem comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado.
Como exemplo, pode-se constatar a prática de dumping se a empresa A, localizada no país X, vende um produto nesse país por US$ 100 e o exporta para o país Y por US$ 80, sempre levando em consideração a existência de condições comparáveis decomercialização (volume, estágio de comercialização, prazo de pagamento etc.).
As medidas antidumping têm como objetivo neutralizar os efeitos danosos à indústria nacional causados pelas importações objeto de dumping, por meio da aplicação de alíquotas específicas (fixadas em dólares dos EUA e convertidas em moeda nacional), ad valorem ou de uma combinação de ambas.
A globalização permite a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monopolio
  • Monopolio
  • Monopolios
  • Monopolio
  • Monopolio
  • Monopolio
  • Monopólio
  • Monopolio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!