monica cristina araujo

Páginas: 3 (728 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A PARTILHA DA AFRICA - O QUE FOI ?
No fim do séc. XIX e início do séc. XX , com a expanção do capitalismo industrial, começa o neocolonialismo no continente africano e a partir de 1880, a competiçãoentre as metrópoles pelo domínio dos territórios africanos intensifica-se .Ao encerrar a Conferência de Berlim, em 26 de fevereiro de 1885, o chanceler alemão Otto von Bismarck inaugurou um novo esangrento capítulo da história das relações entre europeus e africanos , a divisão da Africa entre os países europeus. Essa apropriação provocou mudanças profundas não apenas no dia-a-dia, nos costumes,na língua e na religião dos vários grupos étnicos que viviam no continente. Também criou fronteiras que, ainda hoje, são responsáveis por tragédias militares e humanitárias.A partir de 1880, acompetição entre as metrópoles pelo domínio dos territórios africanos intensifica-se.
Os franceses instalam-se no noroeste , na região central e na ilha de madagascar. Os ingleses estabelecem territórioscoloniais em alguns países da Africa Ocidental , no nordeste e no sul do continente. A Alemanha conquista as regiões correspondentes aos atuais Togo, Camarões , Ruanda, Burundi e Namíbia. Portugal eEspanha conservam antigas colônias. Os portugueses continuam com Cabo Verde , São Tomé e Príncipe , Guiné-Bissau , Angola e Moçambique , enquanto os espanhóis mantêm as posses coloniais de parte doMarrocos e da Guiné Equatorial. A Bélgica fica com o Congo ( ex-Zaire) e a Itália conquista a Líbia , a Eritréia e parte da Somália.
( após 1885 )

No início da 1ª Guerra Mundial , 90% das terras jaestao sob domínio da Europa. A partilha é feita de maneira arbitrária , não respeitando as características étnicas e culturais de cada povo, o que contribui para muitos conflitos atuais.CONFLITOS:
Com a constante presença dos europeus no continente africano , desencadearam-se diversas disputas colonialistas. Uma delas foi a Guerra dos Bôeres (1899-1902). A Inglaterra, que dominava há muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portf Lio Individual 5 Semestre ANA CRISTINA ARAUJO DE MELO OLIVEIRA
  • monica
  • Monica
  • Cristina
  • araujo
  • CRISTINA
  • Cristina
  • Cristina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!