psicofisiologia

Páginas: 8 (1884 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014


Licenciatura em Psicologia | 1º Ano



Capítulo 7

















1.Descreve as vias visuais ventral e dorsal que transmitem informação do córtex visual primário para os córtices secundário e associativo. Compara e contrasta a teoria “Onde? vs. O quê?” da função da via dorsal vs. ventral com a teoria mais recente “Controlo comportamental vs. Percepção Consciente”.Normalmente, a informação chega ao córtex visual primário por via dos núcleos geniculados laterais. A informação é adquirida, articulada e emitida em múltiplas vias que se projetam separadamente para as várias áreas funcionais do córtex visual secundário e depois do córtex visual de associação. Tanto o córtex secundário como o de associação são formados por diferentes áreas, cada uma especializadanum determinado tipo de análise.
No que respeita às utilidades visuais de função ventral, que associamos a teoria de “onde” os objetos se encontram, sabemos que a sua atividade se inicia no córtex visual primário para o córtex pré-estriado dorsal e para o córtex parietal posterior. Quando falamos nas utilidades visuais da função ventral associamos aquilo que os objetos são, isto é, “o que” são.Esta via gera a informação do córtex visual primário para o córtex pré-estriado ventral para o córtex ínfero-temporal. O principal conflito da teoria “onde” vs “o quê” é que lesões em algumas áreas do córtex podem suprimir determinados aspetos da visão. Para melhor comprovar a teoria a favor do “onde” partiu-se da comparação do efeito específico de lesões nas vias dorsal e ventral.
Em relação àteoria do “controlo do comportamento” vs “perceção consciente” considera-se que é uma explicação alternativa para a comparação do efeito específico de lesões nas vias dorsal e ventral. Segundo Goodale e Milner a diferença fundamental entre as vias dorsal e ventral não é o tipo de informação que conduzem mas sim o destino dessas informações.

2. Descreve a organização funcional do córtex auditivoprimário e secundário. Inclui detalhes sobre os tipos de estimulação auditiva que poderias usar para maximizar a atividade celular em ares específicas do córtex auditivo.
O córtex auditivo primário está organizado em colunas funcionais. Temos duas situações: os neurónios respondem de forma bastante positiva a sons que estejam dentro dos mesmos limites de frequência (verificou-se o facto quandose trespassou o córtex com um microeléctrodo); em segundo lugar, tal como a cóclea, o córtex está organizado de forma tonotópica (tem a ver com os tons). No que diz respeito ao córtex auditivo secundário, os neurónios respondem de forma fraca a tons puros.


3. Compare e contraste a organização do sistema auditivo e dos sistemas sensoriais do lemnisco medial da coluna dorsal.
A função dosistema auditivo é a perceção de sons – vibrações de moléculas de ar que estimulam o sistema auditivo. O ouvido humano pode dividir-se em 3 partes, sendo elas ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. Assim como outros sistemas sensoriais, o da audição é ordenado hierarquicamente, ou seja, por meio de uma sequência de estações de processamento neural, que vão da periferia até ao córtex auditivo.Células distintas do sistema auditivo no cérebro respondem melhor às frequências específicas; células vizinhas têm curvas de afinação que se sobrepõem, sem nenhum ponto descoberto, formando um “mapa de frequência” na superfície do córtex auditivo. O sistema auditivo tem uma organização tonotópica, ou seja, organiza-se de acordo com a frequência. O sistema auditivo consegue dividir essas mensagensde frequências individuais em categorias separadas e combiná-las, para que consigamos ouvir cada fonte de sons complexos de maneira independente. Para processar a informação via sentido da audição, os sons têm que ser detetados e interpretados, isto é, os estímulos acústicos são recebidos pelo sistema periférico e codificados neuralmente e, portanto, transformados em representações internas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicofisiologia
  • Psicofisiologia
  • Psicofisiologia
  • Psicofisiologia
  • Psicofisiologia
  • Psicofisiologia
  • psicofisiologia
  • PSICOFISIOLOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!