monetarismo

Páginas: 19 (4509 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
MONETARISMO

A principal causa dos desequilíbrios econômicos reais são os desequilíbrios monetários. A teoria monetária envolve a Quantitativa da Moeda (TQM), uma das primeiras e mais polêmicas interpretações do funcionamento da economia, já a sua ideologia visa os pressupostos do "laissez-faire", que prega as virtudes do sistema econômico de produzir sendo desnecessária a intervenção dogoverno, exceto no controle da oferta de moeda.
.A TQM, passou por várias transformações, desde a formulação inicial de Jean Bodin e as controvérsias clássicas de Cantillon, Hume,Thornton, Tooke, Fullarton e Ricardo, a reformulação neoclássica de Fisher e Pigou, adquirindo, finalmente, sua expressão máxima no monetarismo atual de Friedman e seus seguidores da Escola de Chicago.
Contudo, não houvemudanças radicais da teoria em seus princípios básicos, como afirma Humphrey (1992: 62). Mudaram apenas as aparências externas e a formulação, mas não seus postulados centrais, isso serve para ligar a antiga com a moderna TQM.
A TQM vê as variações na quantidade de moeda como a causa principal das variações no seu valor ou no seu poder aquisitivo. A conseqüência imediata é que, quando a moeda éabundante, seu valor ou poder de compra cai e, quando a moeda é escassa, seu valor ou poder aquisitivo aumenta. O valor da moeda é determinado pela sua quantidade, porque esta afeta diretamente o nível geral de preços. O valor ou a natureza da moeda é determinado pela sua quantidade, à moeda, na realidade, é uma moeda sem qualidades. Ela não tem um conceito, pois em si mesma não é nada, ela nãoimporta pelo que ela é, mas apenas pela sua quantidade.
A TQM afirma que a moeda governa preços e só preço. Isso se confirma em vários postulados interrelacionados:
O postulado da causalidade supõe que a moeda é a causa do preço das mercadorias, ou seja, as variações da quantidade de moeda precedem e causam variações nos preços. Moeda é variável ativa e preço, a variável passiva. Essa influência damoeda sobre os preços é o chamado mecanismo de transmissão. Apontados pelos teóricos da TQM, o mecanismo direto e o mecanismo indireto. O mecanismo direto, formulado por Cantillon e Hume, encaminha a variação monetária para o nível de preços via aumento da demanda de bens. Sempre que possuírem mais moeda do que desejariam reter, as pessoas procuram se livrar desse excesso, adquirindo bens.Gastos, preços e renda nominal continuarão a crescer até o equilíbrio inicial do saldo real de moeda
O mecanismo indireto, formulado por Thornton, é o processo pelo qual uma variação na quantidade de moeda influencia os preços, através do seu efeito sobre a taxa de juros. Ele analisa a nova moeda, criada pelos bancos e injetada na economia que através de empréstimos bancários, provoca queda da taxa dejuros abaixo da taxa de lucro e, em consequência, estimula os gastos de investimento e pressiona o aumento de preços de todos os bens. A maior demanda de empréstimos pressiona a taxa de juros até o ponto em que ela se iguale com taxa de lucro inicial.
O postulado da proporcionalidade sustenta que à medida que a quantidade de moeda varia os preços também variam. Quando aumenta a quantidade demoeda também se eleva o nível dos preços, mas não a monetária. Por exemplo, se a quantidade de moeda duplica e o saldo monetário real ficar estável, o nível de preços também duplicará; mas se a quantidade de moeda duplica e o saldo monetário real também duplica, o nível de preços ficará estável.
O postulado da neutralidade afirma que variações monetárias não afetam variáveis econômicas reais, comoo nível do produto e do emprego (exceto em períodos transitórios de ajuste), pois essas variáveis são determinadas por fatores não-monetários, como a dotação de recursos, a tecnologia e a taxa de substituição técnica entre fatores de produção.
O postulado da causalidade afirma que variações de preços são provocadas por variações na quantidade de moeda e o da neutralidade assegura que variações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Monetarismo
  • monetarismo
  • Monetarismo
  • Monetarismo
  • monetarismo
  • Monetarismo
  • Desenvolvimento do monetarismo
  • Trabalho monetarismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!