Resenha de o meu amigo pintor (Lygia Bojunga Nunes)

Páginas: 6 (1467 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – CAMPUS REALEZA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA
DISCIPLINA: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
PROFESSOR RESPONSÁVEL: LUCIANO MELO DE PAULA
ALUNA: Neuza Brazil de Castro

As várias cores da vida em O Meu Amigo Pintor (Lygia Bojunga Nunes)

A literatura, de modo geral, é sempre um tema atual na educação, pois é considerada a basepara a formação de cidadãos leitores. A Literatura Infantil é a literatura destinada às crianças, e tem como objetivo principal oferecer-lhes, através da ficção e da fantasia, padrões para interpretar o mundo e desenvolver seus próprios conceitos (CADEMARTORI, 1986). Através da literatura, a criança tem acesso também à herança cultural, de modo adequado à sua idade, enriquecendo seu conhecimento econstruindo sua personalidade.
Por meio da leitura de obras de Literatura Infantil, a criança se relaciona com o mundo. O jogo e as brincadeiras apresentadas pelas obras, contribuem para que a criança estabeleça uma relação entre a fantasia e a realidade, auxiliando na compreensão das coisas do mundo e auxilia até mesmo na resolução de traumas e conflitos. Vivenciando a fantasia, o lúdico, osonho, o mágico, enriquece a sua imaginação e desperta para a liberdade de pensamento e da criatividade.
Para Lajolo, (2008) ler é fundamental, e essencial mesmo é a leitura de obras literárias:

É à literatura, como linguagem e como instituição, que se confiam os diferentes imaginários, as diferentes sensibilidades, valores e comportamentos através dos quais uma sociedade expressa e discute,simbolicamente, seus impasses, seus desejos, suas utopias. Por isso a literatura é importante no currículo escolar: o cidadão, para exercer, plenamente sua cidadania, precisa apossar-se da linguagem literária, alfabetizar-se nela, tornar-se seu usuário competente, mesmo que nunca vá escrever um livro: mas porque precisa ler muitos. (LAJOLO, 2008, p.106)


A criança é um sujeito que tentadescobrir o sentido do mundo, lidando ativamente com objetos e pessoas. Nessa interação com o meio, ela vai construir suas estruturas mentais para entender o que a rodeia, compreender os eventos e sistematizar suas ideias. A capacitação para se referir a objetos ausentes é consequência da maturação do pensamento simbólico traduzido em linguagem. À medida que o amadurecimento vai progredindo, vão seformando as conceptualizações e, consequentemente, o pensamento metafórico.
Além dos aspectos de ludicidade, sonhos, fantasias, humor, a literatura traz para o mundo ficcional, vários outros temas que abrangem aspectos da vida real, tais como os medos, a morte, o ciúme, a vingança, enfim, inúmeras obras fazem o leitor mergulhar numa tensão provocada pela narrativa, pondo em jogo os dois polos: o davida e o da morte, levando o leitor a um permanente estado de inquietação face ao destino das personagens.
Em O meu amigo pintor, a autora Lygia Bojunga traz à tona a temática do suicídio, partindo da perspectiva da criança - o narrador é o próprio menino, que numa linguagem simples vai narrando os fatos ao seu redor e buscando entender o porquê de seu amigo buscar a morte. Também nessa obra aautora revela que na vida nem sempre há um final feliz, mas que é possível haver recomeços. O livro, escrito em forma de diário, trata de uma fase na vida de Cláudio, um garoto de onze anos, que perde seu melhor amigo, um pintor já adulto, o qual lhe ensinara a ver o mundo e os sentimentos através das cores.
Em grande parte de suas obras, Lygia propõe aos leitores a vivência de inúmerasexperiências. Essas experiências são abordadas em seus textos através de uma linguagem altamente simbólica que envolve o leitor, tanto adulto como a criança, provocando sentimentos e conflitos existenciais que perpassam as reflexões universais de todo ser humano.
Em O meu amigo pintor, a personagem precisa aprender a lidar com o suicídio. Logo no início da narrativa, percebemos o conflito que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Casa da Madrinha
  • lygia bojunga
  • O fazer literário em lygia bojunga
  • Literatura, Ligya Bojunga Nunes
  • Ensaio meu amigo pintor
  • Seis vezes lucas
  • Resenha Amigos Dos Amigos
  • Resenha pintores brasileiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!