Momorial descritivo e cálculo fossa-sumidouro

975 palavras 4 páginas
MEMORIAL DESCRITIVO ESTAÇÃO DE TRATAMENTO PRIMÁRIO DE ESGOTO RÉSIDENCE CHAMPS ÉLYSÉES

O condomínio Résidence Champs Élysées a ser instalado na Rua Manoel Rufino Santana, S/N – Alagoinhas Velha, munícipio de Alagoinhas/BA , será composto de 98 unidades Residências, dois pontos comercias, setor administrativo do próprio condomínio e uma ampla diversidade de lazer (jandins, parques, quadra poliesportiva, outros).
Tendo em vista que o município de Alagoinhas não possui uma rede de coleta de esgoto na região do empreendimento e a fim de dar uma adequada destinação às águas servidas, será implantada uma estação de tratamento primária de esgoto, composta pelo sistema FOSSA + FILTRO ANAERÓBIO + SUMIDOURO, devidamente calculados conforme a NBR 7229/1992 e a NBR 13969/1997.

FOSSA SÉPTICA

A fossa séptica é uma unidade de tratamento primário de esgoto doméstico onde é feita a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto. Nela, microrganismos existentes naturalmente nos esgotos, mineralizam parte da matéria orgânica, gerando lodo (que deve ser retirado, pelo menos, uma vez ao ano), gases, escuma e efluente. Fisicamente consiste basicamente em uma caixa impermeável onde o esgoto doméstico se deposita e será dimensionada conforme Memorial de Cálculo e executada na obra.
FIGURA 02 – SECÇÃO FOSSA SÉPTICA crédito da figura: NBR 7229/93

Para o Résidence Champs Élysées, em cada unidade residencial, adotaremos a fossa séptica cilíndrica, pois esta apresenta maior estabilidade que aquelas em forma de prisma.
FIGURA 03 – SECÇÃO FOSSA SÉPTICA CILÍNDRICA crédito da figura: http://materiadocurso.blogspot.com.br/2011/05/fossa-septica-filtro-anaerobico-e.html

Para a execução da fossa, o seu fundo deverá ser compactado, nivelado e coberto com uma camada de 5 cm de concreto magro de traço 1:8:11:2 (1 saco de cimento, 8 latas de areia, 11 latas de brita e 2 latas de água, a lata de medida a de 18 litros) e sobre este

Relacionados