Modelos Atômicos

Páginas: 7 (1555 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2013
LUMA PEREIRA FEITOZA, 1QT, CURSO TÉCNICO DE ANÁLISES QUÍMICAS










ESTRUTURA DA MATÉRIA









ESCOLA SENAI “FUNDAÇÃO ZERRENNER”
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
ESTRUTURA DAMATÉRIA.........................................................................................4
CONCLUSÃO...............................................................................................................7
BIBLIOGRAFIA.............................................................................................................8



















INTRODUÇÃO
O trabalho que se segue tem como objetivo trazer à tona a história dateoria atômica e sua evolução. Será evidenciado alguns importantes cientistas que desenvolveram ideias, a fim de responder algumas questões e entender a estrutura da matéria. Essas ideias vieram a se tornar teorias, que foram aceitas por determinado tempo. Porém, com novos estudos, e com o passar do tempo, novas teorias surgiram como complemento uma da outra.
Também será analisado que osestudos teóricos estão sempre vinculados à experimentos, ou seja, à prática. Além disso, verificar-se-á que estudos referentes a esse assunto estão sempre em pauta e em evolução. Portanto, muito provavelmente, sempre haverão novas descobertas, e talvez, novas teorias complementando a anterior.
Segue-se assim a análise de um dos primeiros estudos com respeito a matéria, o surgimento dealgumas teorias, o aperfeiçoamento de tais, até a que hoje é aceita pelos estudiosos.






ESTRUTURA DA MATÉRIA
Há muito tempo as pessoas se perguntam do que é feita a matéria. Antigamente achava-se, por exemplo, que a matéria era formada por quatro elementos fundamentais: ar, água, terra e fogo, e que tudo era uma mistura desses quatro elementos em quantidades diferentes. Hojesabe-se que a matéria é composta por partes muito pequenas, e que não existem apenas quatro elementos que a compõe, mas sim mais de cem elementos. Desde há muito tempo, os filósofos imaginavam que a matéria poderia ser dividida muitas e muitas vezes, mas em algum momento chegar-se-ia a uma unidade de matéria que não se poderia dividir. A essa quantidade deram o nome de átomo (do grego a-tomo: a =não; tomo = dividir. Portanto, átomo significaria “não divisível”).
Apesar disso, ninguém podia provar essas ideias. Então, essa ideia foi substituída por outra, a dos quatro elementos fundamentais, já citada acima, que era defendida por Aristóteles. A tese de Aristóteles foi aceita durante séculos, até que Robert Boyle publicou, em 1661, o livro O químico cético, no qual criticou a teoriados quatro elementos. Boyle dizia que “elementar” é toda matéria que não pode ser mais dividida em matérias diferentes; é o que acontece, por exemplo, com o hidrogênio e o oxigênio, que podem ser obtidos pela decomposição da água. A partir de então, os estudos com respeito a estrutura da matéria se intensificaram.
Um dos primeiros a analisar que a matéria não poderia ser dividida foio cientista inglês John Dalton. Baseado em resultados de experiências feitas por ele e por outros cientistas, chegou á conclusão, em 1803, de que todos os tipos de substâncias eram formados pela combinação de um número limitado de partículas fundamentais, que não podiam ser criadas e nem destruídas. Essas partículas foram chamadas por ele de átomos. Os átomos nesse modelo são como bolas de bilhar:Maciços e esféricos. De forma um tanto mais resumida, a teoria atômica de Dalton defendia o seguinte:
A matéria é formada por partículas extremamente pequenas, denominadas átomos;
Os átomos são indivisíveis, não podendo se criados ou destruídos durante as transformações materiais;
O átomo seria maciço, ou seja, completamente cheio por dentro;
O átomo seria extremamente pequeno, tendo uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos atômicos
  • Modelos atômicos
  • MODELO ATÔMICO
  • Modelo Atômico
  • Modelos ATÔMICOS
  • modelos atômicos
  • Modelo atomico
  • Modelos atomicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!