modelos atomicos

Páginas: 7 (1523 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Modelos atômicos: a evolução dos modelos atômicos através da história







Escola Profº Gabriel Epifânio dos Reis
Aluno: Raãma Tagina de Souza Silva
Professor: Anderson Rodrigues Oliveira
.






Icapuí
2013

ÍNDICE
Introdução ……………………………………………….......................2
A evolução do modelo atômico.........................................................3A História do Átomo.........................................3.1
O que é Modelo Atômico..................................3.2
A Teoria Atômica de Dalton..............................................................4
A Teoria Atômica de Thomson.........................................................5
A Teoria Atômica deRutherford.......................................................6
A Teoria Atômica de Bohr................................................................7
Conclusões …………………………………......................................11









Introdução

Atualmente, sabemos que tudo o que existe é formado por partículas chamadas átomos. Mas será que na antiguidade, as pessoas sabiam disso? Quando  ecomo chegamos a este conhecimento? Neste trabalho, será possível conhecer um pouco da história do átomo, desde as primeiras teorias sobre a formação da matéria, até o atual conhecimento sobre esta partícula.

















A evolução do modelo atômico

Modelo atômico é o modelo que se usa para representar o átomo. Atualmente é o modelo da mecânica quântica da mecânicaondulatório ou modelo orbital ou da nuvem eletrônica aceita para definir a estrutura atómica.
Na antiguidade acreditava-se que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores, chegar-se-ia a um ponto onde partículas, cada vez menores, seriam invisíveis ao olho humano e, segundo alguns pensadores, indivisíveis. Graças a essa propriedade, receberam o nome de átomos, (termo que significa indivisíveis emgrego), foi quando surgiu entre os filósofos gregos o termo atomismo.
EVOLUÇÃO DO MODELO ATÓMICO
Parmênides propôs a teoria da unidade e imutabilidade do ser, esta, estava em constante mutação através dos postulados de Heráclito. O atomismo foi a teoria cujas intuições mais se aproximaram das modernas concepções científicas sobre o modelo atômico. No século V a.C. Leucipo de Mileto juntamente a seudiscípulo Demócrito de Abdera, (400 a.C.), considerado o pai do atomismo grego, discorreram sobre a natureza da matéria de forma elegante e precisa.Demócrito propôs que a realidade, o todo, se compõe não só de átomos ou partículas indivisíveis de natureza idêntica, conforme proposto por Parmênides. Demócrito acreditava que o vácuo era um não ente. Esta tese entrou em franca contradição coma ontologia Parmênides.
Heráclito postulava que não ente (vácuo) e matéria (ente) desde a eternidade interagem entre si dando origem ao movimento. E que os átomos apresentam as propriedades de: forma; movimento; tamanho e impenetrabilidade e, por meio de choques entre si, dão origem a objetos. Segundo Demócrito a matéria era descontínua, portanto, ao invés dos corpos macroscópicos, os corposmicroscópicos, ou átomos não se interpenetram nem se dividem, sendo suas mudanças observadas em certos fenômenos físicos isquêmicos como associações de átomos e suas dissociações e que qualquer matéria é resultado da combinação de átomos dos quatro elementos: ar; fogo; água e terra. Aristóteles, ao contrário de Demócrito, postulou a continuidade da matéria, ou, não constituída por partículas indivisíveis. Osfilósofos, porém, adotaram o modelo atômico de Aristóteles, da matéria contínua, que foi seguido pelos pensadores e cientistas até o século XVI D.C.

Modelo atômico de Dalton

 

  O átomo de John Dalton era uma bolinha maciça e indivisível. 
Para ele, a matéria era formada por partículas que não podiam ser divididas chamadas de átomos. Seu trabalho era baseado nas Leis Ponderais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelos atômicos
  • Modelos atômicos
  • MODELO ATÔMICO
  • Modelo Atômico
  • Modelos Atômicos
  • Modelos ATÔMICOS
  • modelos atômicos
  • Modelo atomico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!