Geografia

Páginas: 11 (2620 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
A LITOSFERA: O RELEVO
O que é relevo?
1- Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta formas variadas. Ao conjunto de formas variadas da superfície terrestre, damos o nome de relevo.
1.1- Podemos afirmar que o relevo é o modelado da superfície terrestre. Por que? Por que ele éconstituído de áreas mais altas, áreas mais baixas, terras planas, terras acidentadas, que modelam – isto é, dão forma – a superfície terrestre. As principais formas de relevo são montanhas, planaltos, planícies e depressões.
Montanhas
2- Montanhas são as formas elevadas do relevo, que se destacam por apresentar altitudes superiores às das regiões vizinhas. As montanhas mais elevadas são as que resultamde dobramentos, isto é, de forças internas (em geral, do encontro de placas tectônicas), que provocaram enormes dobras nas rochas, dando origem a cadeias de montanhas.
2.1- Tanto nos continentes quanto no fundo dos oceanos, existem montanhas de dobramentos. São as chamadas montanhas jovens ou típicas, que surgiram no período Terciário (era Cenozóica). Podemos citar como exemplos de montanhas dedobramentos: a cadeia dos Andes, na América do Sul; as montanhas Rochosas, na América do Norte; e o Himalaia, na Ásia, que tem as maiores altitudes do planeta.
2.2- Existem outros tipos de montanhas, embora com menores altitudes. Podemos destacar as montanhas vulcânicas, isto é, resultantes de vulcões, e as montanhas constituídas por blocos falhados, isto é, por áreas que sofreram dobramentos eruptura ou falha nas rochas, tendo uma parte ficando erguida acima da outra (no Brasil, as serras da Mantiqueira e da Bocaina têm essa origem). Existem também as montanhas originadas do menor desgaste de rochas de uma área, que, por serem mais resistentes, ficaram com maiores altitudes do que as áreas vizinhas. São montanhas que levaram milhões de anos para se formar.
Planaltos
3- Planaltos, ouplatôs, são áreas de terras altas com topos relativamente planos e bordas nítidas. São menos elevados que as montanhas e, normalmente, mais do que as planícies e depressões. Os planaltos são menos planos – isto é, mais acidentados – que as planícies e neles predomina o processo de erosão. De acordo com as rochas de que são formados, os planaltos podem ser classificados em:
Planaltos cristalinos:constituídos de rochas cristalinas (ígneas intrusivas) e metamórficas, que são restos de antigas montanhas de dobramento que foram erodidas ou desgastadas pela erosão. No Brasil, podemos citar como exemplos de planaltos cristalinos o planalto de Campos do Jordão – SP e o de Borborema, no nordeste.
Planaltos sedimentares: originados de áreas de rochas sedimentares, que eram baixas e que foramerguidas por movimentos internos da crosta. Como exemplo de planalto sedimentar, temos o planalto do Maranhão-Piauí, no Nordeste brasileiro.
Planaltos basálticos: formados por rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas. Grandes extensões do território brasileiro são ocupadas por planaltos basálticos, podendo-se mencionar como exemplo o planalto Meridional, no Sul do País, que é constituído de rochasbasálticas.
Planicies
4- Planícies são áreas planas onde, normalmente, há acumulo ou deposição de sedimentos. As planícies, em geral ficam do lado e abaixo dos planaltos e montanhas, que são áreas onde predomina a erosão. Podem ter várias origens: vales fluviais (de rios), sedimentos trazidos pelos ventos, pelas geleiras, pelo entulhamento de lagos, etc.
Depressões
5- Depressões são áreas deprimidasou rebaixadas em relação às regiões vizinhas. Quando uma depressão fica abaixo do nível do mar, dizemos que ela é absoluta. Um exemplo de depressão absoluta é o mar Morto, na Ásia, localizado a 396 m abaixo do nível do mar. O mar Morto é a áreas de menor altitude dos continentes e ilhas. Quando a depressão fica acima do nível do mar, dizemos que ela é relativa.
Agentes modificadores do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • Geografia
  • geografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!