Modelação em Sobek

1318 palavras 6 páginas
TRABALHO PRÁTICO

Pretendeu-se com o presente trabalho que a criação um modelo hidrológico/hidrodinâmico de uma bacia hidrográfica com o programa SOBEK.
Prosseguiu-se da seguinte forma: - Seleção da bacia. Seleção da bacia hidrográfica do Cávado com a obtenção da informação necessária à construção do modelo. - A batimetria para definição do perfil longitudinal e das secções transversais deverá ser obtida a partir da base topográfica global SRTM. As secções poderão ser simplificadas (adoção de secções rectangulares e/ou trapezoidais) e a inclinação constante. - Os valores a considerar quer nas condições de fronteira quer nos cenários simulados deverão ser estabelecidos com base em informação recolhida em portais portugueses.

Descrição sintética e formulação matemática do modelo utilizado

A quantificação de variações de profundidade (x1 e x2) e velocidade da água foram realizadas recorrendo-se a um modelo hidrodinâmico unidimensional da rede fluvial baseado nas equações de conservação de massa e quantidade de movimento dos escoamentos com superfície livre. Estas equações apresentam a seguinte forma:

Eq. (4)

Eq. (5)

em que,
Q, é o caudal [m3/s] t, é o tempo [s] x, a coordenada unidimensional [m]
Af, é a área da secção molhada [m2] g, é a aceleração da gravidade [m/s2] h, é a altura do escoamento [m]
C, é o coeficiente de Chézy [m½/s]
R, é o raio hidráulico [m]
Wf, é a largura superficial [m] qlat, é o caudal lateral unitário [m2/s]
wi, tensão tangencial devida ao vento [N/m2]
w, massa volúmica da água [kg/m3]

Para além das equações anteriores foram ainda utilizadas na construção de modelos unidimensionais, expressões adequadas ao cálculo das características de escoamento em estruturas como: bombas e descarregadores. Nestas estruturas o escoamento depende dos níveis a montante e a jusante da estrutura, das suas dimensões e de um conjunto de parâmetros específicos de cada uma delas.

Definição do âmbito e

Relacionados

  • Dados Museu Merdecedes Benz
    1946 palavras | 8 páginas
  • Previsão de impactos ambientais utilizando ferramentas matemáticas (modelagem numérica) – previsão de cheias.
    3563 palavras | 15 páginas
  • Estudante
    97891 palavras | 392 páginas