Dados Museu Merdecedes Benz

Páginas: 8 (1946 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
UNStudio
http://www.unstudio.com/projects/mercedes-benz-museum
REVISTA AU
Museu da Mercedes Benz – Alemanha
Em 2002, o escritório de arquitetura UNStudio venceu o concurso para a realização do novo museu Mercedes-Benz na cidade de Sttutgart, Alemanha. O design do museu é baseado na figura geométrica do trevo, cuja matemática consiste de três círculos sobrepostos de maneira que entre eles seforme um triângulo. No projeto para o museu, esse triângulo foi recortado para compor o átrio do edifício, a partir do qual se alternam espaços semicirculares que se projetam para o exterior, criando um edifício de três lados arredondados. Trata-se de um conceito espacial complexo que não se manifesta na sua pura forma pois é apenas um modelo construtivo com a capacidade de gerar uma gama imensade liberdade espacial.
O que diferenciou esse projeto dos concorrentes foi a maneira pela qual as formas externas e internas do edifício foram desenhadas para servir às intenções museológicas do cliente, ou seja, criar uma "experiência única e lógica", como descreve o programa.
A visita ao Museu de oito andares é feita de cima para baixo, a partir de um dos três elevadores disponíveis. Os doisaspectos da organização museológica - a coleção de carros e caminhões e dos carros legendários - são organizados cronologicamente, começando pelos três mais antigos em exibição no último piso, cujo espaço é dedicado à invenção do automóvel. Deste último patamar, o visitante tem a possibilidade de iniciar a visita escolhendo uma das duas rampas descendentes. O primeiro segmento da rampa percorre acoleção de carros e caminhões; a segunda rampa leva às salas dos carros legendários que contam a história da Mercedes-Benz. As duas trajetórias se interligam continuamente, imitando a figura helicoidal do DNA e permitindo a mudança de trajetória pelo visitante.
Após o concurso, o escritório de arquitetura UNStudio procurou o arquiteto Arnold Walz para trabalhar na geometria do edifício etransformar o conceito do Museu em um desenho paramétrico, que foi chamado de modelo-mãe.
A definição do modelo paramétrico e o modelo-mãe A modelação paramétrica é um instrumento associativo que interliga componentes por uma série de parâmetros ou regras. Por meio de um sistema computacional hierárquico, partes separadas de um edifício durante o processo de projeto estão ligadas por uma série deramificações interconectadas a um "globo" ou a uma base matriz geométrica na qual qualquer mudança ou atualização automaticamente muda ou atualiza todas as partes interconectadas do edifício, sem a necessidade de fazer mudanças manuais das partes separadas para acomodar as do todo. Por exemplo, se o tamanho e o formato de uma plataforma mudam, todas as configurações dos painéis tridimensionais da fachada ecaixilho também se atualizam. Em vez de semanas para redesenhar e remodelar todas as partes do projeto, o modelo se atualiza em segundos. O oposto também é possível, se o tamanho do caixilho tem uma modulação prescrita pelo fabricante, por exemplo.
Essas restrições dos componentes modulares podem automaticamente redefinir a geometria do todo para manter uma total modularidade na forma global doedifício. Por meio de novos scripts, relações podem ser estabelecidas entre as partes do edifício e as restrições externas, como o tamanho máximo dos painéis do fabricante ou a otimização da área de sombreamento em relação à orientação solar.
Criação do desenho e controle da geometria O uso do desenho paramétrico permite ao arquiteto explorar múltiplas alternativas em um ambiente interativo,permitindo comparar diferentes opções e escolher a mais adequada e aceita pelos responsáveis do projeto. No caso do Museu Mercedes-Benz, com o modelo-mãe em prática, um dos desafios técnicos foi encontrar o tamanho exato das 6.500 peças de vidro e sua melhor posição na fachada angular. Outros aspectos que se beneficiaram com o controle do modelo-mãe foram as aberturas reservadas nas paredes internas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dados Estatísticos do Museu do Futebol
  • Karl Benz
  • MUSEU
  • Museu
  • museus
  • o museu
  • Museus
  • Museus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!