Dados Museu Merdecedes Benz

1946 palavras 8 páginas
UNStudio http://www.unstudio.com/projects/mercedes-benz-museum REVISTA AU
Museu da Mercedes Benz – Alemanha
Em 2002, o escritório de arquitetura UNStudio venceu o concurso para a realização do novo museu Mercedes-Benz na cidade de Sttutgart, Alemanha. O design do museu é baseado na figura geométrica do trevo, cuja matemática consiste de três círculos sobrepostos de maneira que entre eles se forme um triângulo. No projeto para o museu, esse triângulo foi recortado para compor o átrio do edifício, a partir do qual se alternam espaços semicirculares que se projetam para o exterior, criando um edifício de três lados arredondados. Trata-se de um conceito espacial complexo que não se manifesta na sua pura forma pois é apenas um modelo construtivo com a capacidade de gerar uma gama imensa de liberdade espacial.
O que diferenciou esse projeto dos concorrentes foi a maneira pela qual as formas externas e internas do edifício foram desenhadas para servir às intenções museológicas do cliente, ou seja, criar uma "experiência única e lógica", como descreve o programa.
A visita ao Museu de oito andares é feita de cima para baixo, a partir de um dos três elevadores disponíveis. Os dois aspectos da organização museológica - a coleção de carros e caminhões e dos carros legendários - são organizados cronologicamente, começando pelos três mais antigos em exibição no último piso, cujo espaço é dedicado à invenção do automóvel. Deste último patamar, o visitante tem a possibilidade de iniciar a visita escolhendo uma das duas rampas descendentes. O primeiro segmento da rampa percorre a coleção de carros e caminhões; a segunda rampa leva às salas dos carros legendários que contam a história da Mercedes-Benz. As duas trajetórias se interligam continuamente, imitando a figura helicoidal do DNA e permitindo a mudança de trajetória pelo visitante.
Após o concurso, o escritório de arquitetura UNStudio procurou o arquiteto Arnold Walz para trabalhar na geometria do edifício e

Relacionados